Três novas balanças rodoviárias vão agilizar a movimentação de caminhões no Porto de São Francisco do Sul. Os equipamentos foram instalados no novo acesso, que foi autorizado a funcionar nesta quarta-feira, 5, pela Receita Federal. Assim, o Porto passa a contar com cinco balanças, o que vai aumentar em três vezes o fluxo diário de veículos.
“Santa Catarina é um estado que não para de crescer e é preciso dar todas as condições para incentivar esse crescimento. É isso que estamos fazendo. Com a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias estamos mapeando as demandas mais urgentes e investindo na infraestrutura necessária para impulsionar ainda mais nossa economia”, destacou o governador Jorginho Mello.
O novo gate, que será aberto nesta quinta-feira, 6, irá melhorar o fluxo de entrada e saída dos caminhões. Até agora, com duas balanças, circulavam em média 500 veículos por dia. Agora, com cinco, será possível atender até 1,5 mil caminhões diariamente. As duas outras balanças estão instaladas no Gate 1, único em operação desde a década de 1990. Simultaneamente, o acesso vai agilizar o trânsito nas imediações do Porto, reduzindo as filas.
O novo acesso conta com tecnologia de ponta para a fiscalização dos veículos. Entre as inovações está o reconhecimento biométrico dos motoristas, por meio da palma da mão, o que torna São Francisco do Sul o primeiro porto público do país a contar com esse tipo de biometria.
O equipamento foi instalado em cima de totens, ao alcance dos motoristas, o que evita a necessidade de descer dos caminhões. Ao mesmo tempo, com o sistema OCR, câmeras farão a leitura e identificação das placas dos veículos, permitindo a abertura automática das cancelas.
“Ficamos felizes por esse importante avanço na produtividade da movimentação de cargas e por consequência na qualidade de atendimento aos usuários do Porto de São Francisco do Sul”, afirmou o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.
“A abertura do novo gate, com as três balanças e o sistema de controle de acesso totalmente automatizado, é uma virada de chave para o Porto e para toda a comunidade portuária”, avalia o presidente do Porto, Cleverton Vieira.
A entrega da obra era aguardada com muita expectativa, pois permitirá um ganho operacional extremamente significativo. “A abertura tornará o processo de movimentação de cargas mais eficiente e ágil, além de contribuir para a segurança das pessoas e também para a redução das filas de caminhões”, disse, acrescentando que, agora, o novo gate será usado para a entrada de caminhões e o outro, para a saída.
Segundo Vieira, a atual administração fez um esforço concentrado para, em seis meses, entregar todos os equipamentos exigidos pela Receita Federal para viabilizar a abertura do novo gate.
Na autorização assinada pelo delegado da Receita Federal em São Francisco do Sul, Claiton Meyer, consta que as cancelas, OCR, pesagem automática e biometria utilizadas no novo acesso estão “em perfeitas condições de uso”.
Gate 1
Na semana do 68º aniversário do Porto, comemorado em 1º de julho, mais uma boa notícia para a comunidade portuária: foi concluída a substituição das duas balanças rodoviárias no Gate 1, local tradicional de entrada e saída dos caminhões.
A obra, iniciada em abril, com investimentos de R$ 1,1 milhão, foi realizada em duas etapas para não interromper as atividades portuárias. Além da troca dos equipamentos de pesagem, também houve a atualização dos hardwares e a modernização do controle de acesso, que possui reconhecimento biométrico dos motoristas e sistema de leitura e identificação das placas dos caminhões.
Foto: Gustavo Camargo/SCPar/Porto de São Francisco do Sul