Opinião Joel Machado: Economia Liberal

Facebook
X
Telegram
WhatsApp
LinkedIn
vox_civitas

Loading

Tem uma brincadeira nas redes sociais, apostando em quem vai chegar primeiro a R$ 5,00, o dólar ou a gasolina? A carne vermelha já está na estratosfera.

Primeiro já tem ganhador, a gasolina já pode ser encontrada a R$ 5,20 em postos do estado de São Paulo. Somente neste ano a PETROBRÁS já aumento em 28% o preço do combustível.

Quando fui informado deste percentual, não acreditei e fui checar no site www.anp.gov.br, e constatei a veracidade da informação. Lá você encontra de janeiro a outubro os preços pesquisados nas bombas dos postos por cidade, estado e pelo país pela agência. Selecionei o estado de Santa Catarina e com o aumento de 4% da quarta-feira anunciado pela Petrobras, se repassado for, que acredito que seja, vai bater a informação.

Também fomos informados pela imprensa que a carne bovina subiu nos últimos três meses 35%. Só esqueceram de informar que foi a média, pois tiveram cortes que subiram de 46% a 50%, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).

Segundo a Rural News, o surto de peste africana no rebanho suíno chinês, fez com que o rebanho fosse reduzido a 50%, obrigando o governo chinês a buscar outros mercados para repor o estoque. Governos acertam e erram, e neste caso, foi um erro vender os estoques brasileiros, desabastecendo o mercado e encarecendo o produto. Alguns robôs nas redes sociais, para desinformar e ganhar um cheque pré-datado de 30 dias, anunciam que em janeiro estará normalizado. Alguém acredita? Assim como o ministro da economia Paulo Guedes, que veio à público anunciar que é bom o povo brasileiro ir se acostumando com o câmbio alto, a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, anuncia que é um ajuste de mercado. O pior foi a segunda frase: “Não descartamos a importação de carne de outros mercados”.

Vai ser a mesma coisa que os 7 x 1?! Onde o país com o maior rebanho do mundo vai comprar de outros mercados, porque não sabe regular seus estoques?!

Outros aumentos estão pipocando, podendo desorganizar a economia. Entidades representativas de operadoras de planos de saúde, já falam em 18% de aumento para os planos coletivos neste ano.

Se essa é a chamada economia liberal, acho que não foi bem o que entendemos dela, quando nos foi anunciada. Daqui a pouco, para justificar o desarranjo, vão dar o discurso “que a crise mundial é a culpada”. Quem acha que tem brasileiros torcendo para dar errado, até acho que tem, mas a maioria quer um país com pleno emprego, saúde, educação… seguindo para frente, como merecemos e foi ofertado!

Mas com alguns desse governo tentando acertar e outros atrapalhando, incluindo o rei e os príncipes, saindo com bobagens todos os dias, fica difícil.

Lembrando que a última foi contra os membros da Brigada de Incêndio de Alter do Chão, presos injustamente. Estamos esperando o Presidente e seu Ministro do Meio Ambiente vir a público se desculpar, pelas palavras equivocadas que falou. Aliás, como no caso do navio Esperanza do Greenpeace, acusado pelo derramamento do óleo na costa brasileira, o pedido de desculpas nunca veio.

E a mulher de um dos príncipes, nas redes sociais, falando do perrengue que estão passando com o salário de político?! Afinal são 33 mil boletas por mês, mais 70 de ajuda. Eu, hein?! Vai entender?!

Veja também:

nossos parceiros