O que pensa o 2º vereador negro de São Chico no Dia da Consciência Negra

Facebook
X
Telegram
WhatsApp
LinkedIn
vox_civitas

Loading

Todo dia 20 de novembro é lembrado como o Dia da Consciência Negra, um momento para refletirmos o papel de igualdade entre os seres humanos, independente de raça ou cor. Lamentavelmente ainda vemos episódios de ódio, racismo e intolerância, mesmo no século 21, onde teoricamente as pessoas estariam mais evoluídas neste sentido.

Alguns exemplos recentes: o crime de racismo, contendo até ameaças de morte contra a primeira vereadora negra, eleita por Joinville, a professora Ana Lúcia Martins (PT) nesta semana, e o lamentável caso do espancamento até a morte de  João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, pelos seguranças do mercado Carrefour, em Porto Alegre, ontem (19/11).

São Francisco do Sul elegeu o segundo vereador negro, Edinilson Cardoso, mais conhecido como Cafu (Cidadania), de 40 anos de idade, eleito com 816 votos no último domingo (15/11). Conhecido entre a comunidade francisquence pelo seu trabalho no esporte e também por ser atleta, ele afirma que está muito ansioso para assumir sua cadeira como vereador no dia 1º de janeiro de 2021, e está ciente dos desafios que terá pela frente. “É lamentável que ainda temos crimes de racismo acontecendo, vou lutar para fortalecer o nosso movimento para que os negros sejam cada vez mais respeitados”, afirma.

Ele avalia também que o preconceito em São Chico existe, porém de forma velada, disfarçada. Porém, durante a campanha deste ano, conta que não sofreu nenhum ataque ou dificuldade por ser negro. Um dos seus maiores compromissos de seu mandato como o primeiro vereador negro fransisquence será lutar pelo fim do preconceito racial e pelo fortalecimento do esporte em suas várias frentes. “É pelo esporte que muitos descobrem o que é a cidadania”, pontua.

Veja também:

nossos parceiros