Sindicato diz que espera que prefeito honre compromisso e conceda os reajustes

Facebook
X
Telegram
WhatsApp
LinkedIn
vox_civitas

Loading


O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Francisco do Sul emitiu nota no início da tarde desta terça-feira, dia 5, dizendo que irá cobrar do prefeito Renato Gama Lobo (Cidadania) o compromisso assumido perante a categoria de conceder o aumento no salário e no auxílio alimentação. “A categoria espera que o Sr. Prefeito honre o compromisso assumido, adequado o projeto às necessidades da legislação eleitoral”, afirmou em nota a entidade.

O Sindicato da categoria disse que estará vigilante. “O Sindicato se posicionará perante a Prefeitura Municipal no sentido de que mantenha o compromisso assumido perante a categoria, adequando o projeto de lei para o reenvio a fim de garantir a reposição inflacionária”, diz a nota.

Segundo a entidade não há transparência dos números que justifiquem o auxílio do Governo Federal, que condiciona o congelamento salarial dos servidores. “Ainda, o Município de São Francisco do Sul não tornou público qualquer dado ou número que justifique sua necessidade de recorrer a este financiamento. Por conta do “socorro” implicar endividamento do município e uma série de contrapartidas, ele só deve ser solicitado junto ao Governo Federal em caso de extrema necessidade, comprovada para a população”, justifica.

Leia a nota na íntegra
Sindicato cobra Prefeitura pela manutenção dos compromissos da Data-Base 2020

Em atenção à notícia divulgada de que o Executivo efetuou a retirada, da Câmara de Vereadores, do projeto de reajuste salarial e aumento no auxílio alimentação aos servidores relativos a Data-Base 2020, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Francisco do Sul esclarece a todos que era prevista a dificuldade na aprovação do projeto neste momento, haja vista a legislação nacional que estipula o prazo a partir do qual são proibidos aumentos remuneratórios a servidores públicos em ano eleitoral.

Com a pandêmia do Covid-19 e a paralisação das sessões legislativas na segunda quinzena do mês de março, ficou inviável a aprovação do projeto de lei no prazo estabelecido na legislação nacional.

Assim, o Sindicato se posicionará perante a Prefeitura Municipal no sentido de que mantenha o compromisso assumido perante a categoria, adequando o projeto de lei para o reenvio a fim de garantir a reposição inflacionária; comprometendo-se a complementar o reajuste tão logo tenha-se desdobramentos da discussão no âmbito federal para modificação da data da eleição de 2020, ou dos prazos estipulados pela legislação eleitoral.

Os compromissos assumidos pela Prefeitura Municipal para a Data-Base de 2020 são módicos, garantindo ao servidor pouco mais do que uma justa reposição em relação à inflação do ano anterior. Todavia, é essêncial para ajudar os funcionários a enfrentar seus próprios desafios neste momento tão delicado.

A categoria espera que o Sr. Prefeito honre o compromisso assumido, adequado o projeto às necessidades da legislação eleitoral.

Por ora, não se pode compactuar com a menção da Prefeitura de que o “socorro” financeiro que o município venha a solicitar para o Governo Federal impeça que o compromisso com os servidores seja honrado.

O projeto de lei que trata do financiamento federal sequer está aprovado. Ainda, o Município de São Francisco do Sul não tornou público qualquer dado ou número que justifique sua necessidade de recorrer a este financiamento. Por conta do “socorro” implicar endividamento do municípío e uma série de contrapartidas, ele só deve ser solicitado junto ao Governo Fedeal em caso de extrema necessidade, comprovada para a população.

O Sindicato está atento para estas questões, sendo que analisará o comportamento da arrecadação municipal nos próximos meses, a fim de divulgar qualquer ato que considere lesivo ao interesse público, dos funcionários municipais e de toda a população da cidade que depende dos serviços prestados pela Prefeitura.

O Sindicato solicita a mobilização de toda a categoria, para que seja reforçado à Prefeitura o quão imporante é a manutenção dos compromissos da Data-Base 2020, garantindo que o projeto seja reenviado dentro das possibilidades conferidas pela legislação eleitoral.

Atenciosamente,
Sindicato dos Servidores Públicos do Município de São Francisco do Sul.



Receba as notícias do Folha Babitonga no seu WhatsApp

Veja também:

nossos parceiros