São Francisco Futsal aguarda calendário da próxima temporada para retornar às atividades

Em ascensão, o crescimento do São Francisco Futsal foi brecado devido à pandemia. Atual bicampeão da Copa Santa Catarina, o futebol de salão se tornou o esporte de alto rendimento mais popular na cidade, envolvendo a população francisquense em todos os jogos da equipe no ginásio Waldir Quirino da Luz.

Com uma enorme expectativa para esta temporada, o time comandado pelo técnico Chiquinho havia se reforçado e era um dos candidatos para erguer mais um caneco representando a cidade na Copa SC, competição que a cidade já se acostumou a ganhar. Com uma mescla de jogadores rodados e promissores, o elenco do São Chico tinha o objetivo de alcançar voos ainda maiores. Porém, com o anuncio da Federação Catarinense de Futsal de que a competição não aconteceria devido ao surto do coronavírus em todo mundo, o projeto entrou em inatividade, pelo menos dentro das quadras.

Sem treinos, jogos e jogadores sob contrato, a equipe segue aguardando o planejamento de competições para o ano de 2021. O interesse da equipe é atuar em todas as competições possíveis, organizadas pela Federação.

Apesar das dificuldades, o clube contou com alguns patrocinadores que cumpriram com os compromissos financeiros mesmo em tempos difíceis. Com a verba em mãos, os salários que estavam em pendência foram pagos e algumas dívidas dos anos anteriores foram quitadas.

A pandemia foi muito prejudicial. Perdemos receitas, nos trouxe insegurança ao planejamento, competições foram canceladas, mas temos que destacar que alguns patrocinadores honraram até o final os seus compromissos, sendo possível fazer um ano de 2020 totalmente correto, com salários pagos em dia, fornecedores e, ainda quitando algumas dúvidas das gestão anteriores. Mesmo sem competição, podemos falar que 2020 foi um ano bom para o São Chico Futsal administrativamente“, disse o vice-presidente de futsal Eudes Lima.

Foto: Juliano Schmidt/JEC Futsal

O crescimento do São Francisco Futsal foi tão grande nos últimos anos, que a equipe chegou a bater de frente em vários jogos diante o JEC Krona Futsal e Jaraguá, times tradicionais e de enorme representatividade nacional.

O JEC Futsal é sim um rival, porém com uma relação boa entre as equipes. Essa rivalidade se vem pela proximidade das cidades, então é impossível não criar essa rivalidade. Porém, respeitamos muito a equipe deles e sabemos que a realidade financeira deles é muito diferente da nossa. Nos últimos anos a rivalidade aumentos com os resultados em quadra“, comentou o vice-presidente.

Agora resta aguardar. Os números de contaminação seguem crescendo. Enquanto a situação não estiver controlada, é difícil fazer uma prospecção. Resta torcer para que o mundo volte ao normal. O esporte é lazer. Saúde. Segurança. São Francisco do Sul sente falta de ver o time em quadra.