São Francisco do Sul tem saldo negativo de 145 empregos no mês de abril

São Francisco do Sul teve um saldo negativo de 145 empregos na comparação de admissão e demissão no mês de abril de acordo com Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados na quarta-feira, dia 27, pelo Ministério da Economia. No ano o número amplia para 267 demissões a mais do que as contratações. Em Santa Catarina, o acumulado de abril é de 73.111 negativo.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em nota, disse ontem que no Brasil o número de admissões foi o menor já registrado para abril, em toda a série histórica. Em março e abril, todos os setores apresentaram saldo negativo.



Conforme o Dieese, os dados do Caged sugerem que, até abril, as empresas desligaram parte dos empregados e evitaram repor ou contratar trabalhadores, por isso a redução expressiva no número de admissões, relacionada às expectativas de desempenho da economia. Para o órgão, a perda de renda da população, que se tem visto, afeta negativamente o consumo e a demanda no setor privado, tornando imprescindível a atuação do Estado na manutenção da renda e na recuperação econômica, por meio de investimentos públicos.

Em São Francisco do Sul, as contratações do mês foram de 159 trabalhadores, segundo o Caged. Por outro lado, 304 assalariados perderam o emprego. No comparativo, há uma diferença de 145 pessoas a mais que ficaram desempregadas.

Se levado em conta os números desde janeiro, São Francisco do Sul teve 1.280 novas contratações. No mesmo período, foram demitidos 1.547. Isso representa, 267 a mais de pessoas sem trabalho.

Mês de abril2020 (até abril)
Admissões1591.280
Demissões3041.547
Saldo145-267
Dados Novo Caged


Receba as notícias do Folha Babitonga no seu WhatsApp