Saneamento básico é fundamental para o turismo sustentável


Investimentos em saneamento básico são fundamentais para o desenvolvimento do turismo sustentável. A despoluição de rios, lagos e mares – uma das principais consequências do saneamento – torna os destinos turísticos mais atraentes e seguros para os visitantes. Segundo dados do Instituto Trata Brasil, se o serviço de saneamento básico no país fosse universalizado, o país teria um ganho de R$ 7 bilhões por ano com o turismo. Isso ocorre porque, com a qualidade da água e do ar melhoradas, os turistas ficam mais satisfeitos com a experiência e têm maior probabilidade de voltar ao destino.

Além disso, o saneamento básico gera empregos e renda para a população local. Os trabalhadores do setor turístico, como hotéis, restaurantes e guias turísticos, são diretamente beneficiados pela melhoria do saneamento.

Em São Francisco do Sul, por exemplo, a implantação do sistema de esgoto na região das praias trouxe diversos benefícios para a cidade. A balneabilidade das águas melhorou, o que atraiu mais turistas e aumentou a receita do município com o turismo. Além disso, o setor de serviços turísticos foi impulsionado, gerando mais empregos e renda para a população local.

“A balneabilidade das águas, aliada a investimentos em infraestrutura, é determinante para a escolha de uma localidade, uma vez que as pessoas estão mais conectadas com a natureza, preocupadas com a saúde e com o meio ambiente”, aponta Maraisa Mendonça, diretora executiva da concessionária Águas de São Francisco do Sul.

Acompanhe também informações da Águas de São Francisco do Sul no Facebook: https://www.facebook.com/aguasdesfs/ e Instagram da concessionária: https://www.instagram.com/aguasdesfs/.