Saneamento básico: a chave para o desenvolvimento econômico e preservação ambiental

Muito se fala sobre o saneamento básico e as preocupações com as causas ambientais. Mas na prática, você sabe o que isso significa? Saneamento é o conjunto de medidas que visa preservar, ou modificar, as condições do meio ambiente, garantindo um crescimento econômico com sustentabilidade para determinada região. O principal objetivo do saneamento básico, portanto, é atuar sobre a prevenção de doenças e promoção da saúde, melhorar a qualidade de vida da população e facilitar a atividade econômica.

De acordo com a presidente da Águas de São Francisco do Sul, Reginalva Mureb, o saneamento básico também contribui para melhorias na educação, na expansão do turismo, na valorização dos imóveis, na renda do trabalhador e na preservação dos recursos hídricos.


Receba as notícias do Folha Babitonga no seu aplicativo de mensagens favorito: clique aqui.

“Resumindo, saneamento pode ser entendido como o estudo do comportamento da sociedade quanto à produção e descarte de resíduos que causam algum tipo de agressão à saúde do ser humano. Este estudo deve ser realizado utilizando ferramentas e elementos que proporcionem qualidade de vida e que minimizem os riscos à população”, completa.

A concepção do sistema total de tratamento de esgoto para São Francisco do Sul abrange quatro estações: a do Majorca, para tratar da região das praias; uma para a região central; uma para o Ervino; e outra para a Vila da Glória. A implantação do complexo de coleta e tratamento do esgoto sanitário, que inclui a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) dos Balneários, no Majorca, em construção. A implantação do sistema do Majorca faz parte da primeira etapa do sistema de coleta e tratamento de esgoto, que visa levar mais qualidade de vida e saúde para a cidade.