Ranking do saneamento básico apresenta realidade sobre esgotamento sanitário no Brasil


O Instituto Trata Brasil, em parceria com GO Associados, publicou a 15ª edição do Ranking do Saneamento com o foco nos 100 maiores municípios do Brasil. O relatório faz uma análise dos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano de 2021, publicado pelo Ministério das Cidades. Conforme o relatório, cerca de 100 milhões de brasileiros não possuem acesso à coleta de esgoto.

Os dados do SNIS apontam que o país ainda tem grandes dificuldades com o tratamento do esgoto, do qual somente 51,20% do volume gerado é tratado – isto é, mais de 5,5 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são despejadas na natureza diariamente.

No Brasil, 51,2% dos esgotos gerados são tratados, enquanto a média do indicador nas 100 maiores cidades é de 63,30%. Em São Francisco do Sul, o esgotamento sanitário já vem sendo implantado pela Águas de São Francisco do Sul. Para Reginalva Mureb, presidente da concessionária, investir no sistema é investir em saúde pública, preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. “São Francisco do Sul sai na frente e dá o exemplo ao se preocupar com a coleta e tratamento de efluentes”, completa ela.

Acompanhe também informações da Águas de São Francisco do Sul no Facebook https://www.facebook.com/aguasdesfs/ e Instagram da concessionária https://www.instagram.com/aguasdesfs/