Qual o caminho percorrido pela água até chegar nas nossas casas?


Você já se perguntou como a água chega em sua torneira, dentro do seu banheiro, em seu banho e muito mais? Antes de mais nada, saiba que, segundo a Águas de São Francisco do Sul, ela percorre um longo caminho para chegar até você. O primeiro passo é a sua captação, que pode ser feita por meio de lagos e rios (chamada captação superficial) ou vinda de poços artesianos (captação subterrânea).

A partir daí, a água segue para um importante ciclo de tratamento que envolve despoluição, adição de produtos que garantem sua qualidade e a tornam adequada para uso humano e finalmente o envio para as casas.

Gradeamento
Ao chegar na estação de tratamento, a água passa por um sistema de gradeamento que faz a limpeza de folhas, pedras e todo tipo de material mais grosseiro que esteja presente nela.

Coagulação
Depois, a água segue para a fase de coagulação, em que recebe adição de policloreto de alumínio (PAC), o que favorece a união das partículas e impurezas da água e facilita a remoção durante a decantação.

Floculação
Etapa na qual a água é submetida a agitação mecânica, para que as impurezas formem flocos maiores ou mais pesados.

Decantação
Nessa fase, ocorre a remoção das partículas mais densas que a água. Pela ação da gravidade, as partículas irão para o fundo dos decantadores.

Filtragem
Etapa da remoção das partículas pequenas, através da passagem da água por meio filtrante.

Fluoretação
Adição de flúor para prevenção de cáries.

Desinfecção
A água recebe a adição de cloro para garantir a eliminação de bactérias.

Ajuste de pH
Por fim, há a adição de cal hidratada para manter a neutralidade da água.

Reservação
Após todas essas etapas de tratamento, a água segue para reservatórios para ser distribuída pela rede de abastecimento da cidade até chegar às ligações particulares de cada consumidor.

Só depois de todo esse processo e cuidado em uma Estação de Tratamento de Água (ETA) é que a água chega na casa da população para ser usada na higienização e no consumo direto para matar a sede.

Só que a viagem não termina aí. A água que escorre pelos ralos da cozinha, banheiro e lavanderia vira esgoto e segue para um novo ciclo para poder retornar à natureza. Assim, ela será direcionada para uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para ser limpa e ter condições de voltar a “circular” sem poluir ou causar doenças.

Acompanhe também informações da Águas de São Francisco do Sul no Facebook https://www.facebook.com/aguasdesfs/ e Instagram da concessionária https://www.instagram.com/aguasdesfs/