Primeira edição do Projeto Prospera, em São Francisco do Sul, atendeu mais de 450 pessoas com serviços gratuitos

Margarita Ramires, residente em São Francisco do Sul, acordou cedo no último sábado, 19 de agosto, para participar do Projeto Prospera – Um movimento pelo Cuidado com a Vida. A ação é pioneira no setor e une voluntariado e responsabilidade social. De iniciativa do Instituto Aegea e desenvolvido pela Águas de São Francisco do Sul em parceira com a prefeitura e entidades sociais que fazem parte do Núcleo Social, a ação foi na Escola Municipal Dr. Rogério Zattar, no Bairro Ubatuba. 

A dona de casa tinha um destino certo: a orientação jurídica da OAB, uma das diversas opções de serviços oferecidas pelo Prospera. Margarida ouviu atentamente as orientações da advogada Thayani Kresko Santos e sanou todas as dúvidas. A ação social promovida pelo Instituto Aegea ocorreu de forma simultânea também nos municípios de Barra do Garças (MT), Campo Grande (MS), Crato (CE) e Manaus (AM).

Assim como Margarida, cerca de 450 pessoas foram beneficiadas com as atividades do Prospera. Presente na abertura, o prefeito de São Francisco do Sul, Godofredo Gomes Moreira Filho, elogiou a inciativa do projeto e destacou a importância de levar serviços essenciais à comunidade. Reginalva Mureb, presidente da Águas de São Francisco do Sul, explica que o Prospera teve como foco o bem-estar e saúde da população, oferecendo exames gratuitos de glicemia, bioimpedância, aferição de pressão arterial, palestras orientativas, entre outros. No total, 28 voluntários participaram da ação.

De acordo com Annelise Cabral Coelho, enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, a comunidade demonstrou bastante interesse em receber atendimento e cuidados básicos de saúde durante o Prospera, principalmente pela facilidade de acesso ao serviço. “É uma iniciativa de muita importância não só por atender a quem precisa, mas por facilitar a vida dessas pessoas”, destacou Luiz Fernando Lima Rodrigues, enfermeiro do Instituo Vital Work

Para o bombeiro voluntário Luiz Roberto da Silva, coordenador do programa de ensino da corporação, levar atendimento à comunidade de forma gratuita é fundamental. “As pessoas nos procuram para pedir informações e esta aproximação reforça a importância do nosso trabalho”, acrescentou. Na avaliação de Yara Marcolini, diretora da escola Rogério Zattar, a primeira edição o Prospera foi muito proveitosa. “Quem veio saiu satisfeito”, disse. Para ela, o fato da ação ter sito na escola também foi bastante positivo, pois aumenta a proximidade com a comunidade. “A escola precisa desta aproximação”, completou. Durante a ação, também foram desenvolvidas atividades recreativas para crianças e adultos.

Entidades participantes do Prospera

Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul

Cni – Sesi/ Senai

Istituto Aegea

Mercer Marsh Benefícios,

Rede Femina de Combate Ao Cancer de São Francisco do Sul

Comunidade Terapêutica Kairós

Bombeiros Voluntário de São Francisco do Sul

Apae

Amme

Ama São Francisco do Sul

Secretaria Municipal de Saúde

Águas de São Francisco do Sul

Secretaria Municipal de Assistência Social

Associação Empresarial de São Francisco do Sul

Lions Club de São Francisco do Sul

Unicesumar

OAB São Francisco do Sul

Associação Jiu-jitsu Majorca

Colégio Rogério Zattar

Rede Ao Mar

Atalia Livros Infantis