Pessoas com mais de 60 anos serão proibidas de entrar em ônibus do transporte coletivo


Hoje voltou a funcionar o transporte coletivo em São Francisco do Sul com algumas medidas para evitar a proliferação do coronavírus. Uma das regras é o impedimento de acesso ao transporte por pessoas com idade superior aos 60 anos. Conforme a prefeitura, se o usuário se recusar a não entrar no veículo a Polícia Militar poderá ser acionada. O transporte intermunicipal segue suspenso por tempo indeterminado.

A prefeitura informou na semana passada que os idosos com a carteirinha de gratuidade que as mesmas não serão aceitas. “Assim como o transporte de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos”, informou.

Caberá aos motoristas fazer o controle e a orientar que não poderão embarcar. “, se a pessoa se recusar será acionado o supervisor e em última situação a Polícia Militar poderá ser acionada”, disse em nota o executivo.

A fiscalização para que a empresa siga as orientações de higiene e capacidade de transporte está a critério da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Seinfra) e as medidas serão fiscalizadas pela Secretaria de Saúde/Vigilância Sanitária.

O Folha Babitonga solicitou a cópia do decreto sobre as normas, na sexta-feira, dia 5, mas a prefeitura não repassou o mesmo e nem citou onde localizar o mesmo.

A Prefeitura de São Francisco do Sul informou que, via decreto, estabelece parâmetros mínimos de segurança sanitária para a circulação de ônibus, micro-ônibus, furgões e demais veículos destinados ao transporte coletivo de passageiros. Dentre os motivos para a volta do transporte, está o deslocamento dos trabalhadores em atividades já autorizadas, priorizando uma forma segura, sem a ocorrência de transportes improvisados que não seguem os parâmetros mínimos de segurança sanitária.

Para ingresso e permanência no transporte coletivo, os funcionários da concessionária e passageiros deverão utilizar máscaras de proteção. A orientação é que os passageiros evitem, sempre que possível, os horários de pico nos transportes. Além disso, não será permitido o ingresso de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

A circulação do transporte coletivo só será autorizada conforme os seguintes requisitos:

  • Em dois momentos diários, no início e na metade do período de circulação, o interior dos veículos deverá ser limpo e desinfetado com quaternário de amônia de quarta ou quinta geração;
  • Ao final do dia, o exterior dos veículos deverá ser limpo e desinfetado com álcool 70%, água e sabão ou outros produtos indicados pelas autoridades sanitárias competentes;
  • Locais como balaústres, pega-mãos, barras de apoio e outros deverão receber higienização em todos os intervalos de higienização com cuidados reforçados, mediante o uso de quaternário de amônia de quarta ou quinta geração;
  • A limpeza dos filtros do ar-condicionado dos veículos que possuírem janelas travadas deverá ser intensificada;
  • Os veículos que não possuírem janelas travadas deverão circular com as janelas abertas;
  • Motoristas e demais funcionários deverão reforçar seus cuidados pessoais, lavando sempre as mãos e utilizando álcool gel a cada viagem realizada;
  • A lotação de cada veículo deverá ser limitada ao equivalente a 60% (sessenta por cento) de sua capacidade nominal;
  • Instalação de dois dispenser de álcool em gel em todos os ônibus sendo um na porta dianteira e outro posterior a catraca;
  • Colocação de cartazes no interior dos veículos contendo orientações referentes aos cuidados de higiene para enfrentamento do COVID-19.


Receba as notícias do Folha Babitonga no seu WhatsApp