Oito servidores da Câmara de São Chico participaram de curso em Curitiba no mês de novembro

Relação dos servidores que participaram do curso e os respectivos gastos com diárias. Fonte: Portal da Transparência

Oito servidores da Câmara de Vereadores de São Francisco do Sul participaram, no fim de novembro, de um curso de capacitação em Curitiba com duração de quatro dias. O curso faz parte do Congresso Brasileiro sobre Eficiência Política e Administrativa – Rotinas de Final de Mandato. Ao todo, de acordo com o Portal da Transparência, foram gastos mais de R$ 12 mil em diárias. Participaram sete servidores comissionados e um efetivo.

Dentre os que participaram está o secretário geral do Legislativo, Fábio Torres Araújo. Ele diz que o curso foi importante porque no final da legislatura é preciso entregar todos os processos e contas em dia, para que os próximos vereadores e suas respectivas equipes não tenham pendências. “Em tempos de pandemia é também desafiador para nós, que temos filhos pequenos, passarmos quatro dias fora para participar de uma capacitação como essa”, ressalta.

A assessora parlamentar, Amanda Misaele de Souza, lotada no gabinete do vereador João Miranda do Gás (PP), também participou deste curso. Ela afirma que levará o conhecimento que adquiriu para sua vida profissional, pois tirou dúvidas como dotações orçamentárias, emendas impositivas para 2021, prestação de contas de vereador e questões relacionadas ao duodécimo. “Quaisquer cursos que possibilitam o aprendizado e o aprimoramento da gestão pública, onde temos regras e obrigações diferentes das empresas tradicionais, com toda certeza agregam”, destaca.

O Jornal Folha Babitonga tentou entrar em contato com o presidente da Câmara, Álvaro José Siebers, o Álvaro da Farmácia (Cidadania), para saber a razão para este curso acontecer após as eleições municipais, sobre o critério de escolha de quem participaria desta capacitação e seu respectivo custo em diárias empenhadas. Ele pediu que mandasse as perguntas via formulário, de forma que pudesse responder com calma aos questionamentos. Porém o Folha Babitonga entende que o curso ocorreu no mês passado, não havendo necessidade deste tempo para providenciar as respostas à esta reportagem. Ele se limitou a responder que “o Portal da Transparência tem tudo o que é preciso saber e se precisar de mais informações, o protocolo do Legislativo está aberto das 13h às 19h”.


Receba as notícias do Folha Babitonga no seu WhatsApp