Obrigatoriedade de uso de máscaras e abertura facultativa do comércio no feriado

Facebook
X
Telegram
WhatsApp
LinkedIn
vox_civitas

Loading

Imagem ilustrativa

Começa nesta segunda-feira, dia 20, a obrigatoriedade de uso de máscaras em São Francisco do Sul após o decreto municipal nº 3.324 e que pode gerar multas a partir de R$ 348,30 para quem desobedecer a determinação do prefeito Renato Gama Lobo (Cidadania). Já o Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), anunciou na sexta-feira, dia 17, o uso obrigatório de máscaras em estabelecimentos públicos e privados no Estado. E todos que adentrarem nos estabelecimentos devem higienizar as mãos com álcool em gel 70%.

Desta forma, é obrigatório o uso de máscaras para acessar qualquer estabelecimento. Carlos Moisés aconselhou ainda que todos os catarinenses já saiam de casa usando os equipamentos. “Estamos fazendo um chamamento para as pessoas sobre a consciência do uso da máscara. Todos estão percebendo a importância de se proteger e proteger as outras pessoas”, disse o governador.

Moisés citou, na sexta-feira, um artigo científico publicado nos Estados Unidos sobre a eficiência do uso das máscara. Segundo ele, o estudo aponta que, num período de 30 dias, um total de 100 pessoas que não usam máscaras podem infectar até 30 mil outros. Nesse mesmo cenário, mas com o uso de máscaras, o número de infectados cai para 600.


Já o comércio na cidade poderá abrir na terça-feira, dia 21, conforme a Câmara de Dirigentes Lojistas de São Francisco do Sul. A entidade, através de comunicado ao comerciantes, diz que devido ao período de quarentena em que o comércio esteve fechado por mais de 20 dias orienta que estejam com as portas abertas. “Lembramos que trata-se de uma orientação, cada lojista tem a liberdade de adotá-la ou não”, explica o comunicado.



Receba as notícias do Folha Babitonga no seu WhatsApp

Veja também:

nossos parceiros