Obras da rede esgoto avançam em São Francisco do Sul

default

As obras de implantação da rede coletora de esgoto da região das praias em São Francisco do Sul continuam avançando. Desde o início dos trabalhos, já foram instalados 9.500 metros de rede, com projeção de concluir ainda em 2020 mais 27 mil metros. Realizada pela concessionária Águas de São Francisco do Sul, a obra faz parte da implantação do sistema de tratamento de esgoto da região das praias. O sistema corresponde à primeira etapa de um amplo projeto que visa levar mais qualidade de vida e saúde para a população de São Francisco do Sul.

Com o novo sistema, todo o volume in natura que hoje é despejado nos rios e praias da cidade – mais de 5 milhões de litros por dia em baixa temporada e mais de 10 milhões durante o verão – terão a destinação e tratamento corretos. O investimento que a concessionária está fazendo é de extrema relevância para a saúde da população, pois segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cada R$ 1 investido em saneamento gera economia de R$ 4 na saúde.

“A coleta e o tratamento de esgoto melhoram as condições sanitárias e promove uma valorização imobiliária na região. Além disso, os recursos aplicados em saneamento ajudam a prevenir a proliferação de doenças ocasionadas pelo esgoto sem tratamento. Durante esse período de obras, é importante que a população nos procure caso tenham alguma dúvida sobre os serviços”, explica Victor Aroeira, gestor operacional da concessionária.

De acordo com a presidente da Águas de São Francisco do Sul, Reginalva Mureb, o saneamento básico também contribui para melhorias na educação, na expansão do turismo, na valorização dos imóveis, na renda do trabalhador e na preservação dos recursos hídricos.

Para o prefeito Renato Gama Lobo, a implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto representa um marco ambiental para o município: “Há muito que aguardamos a concretização desse sonho, e que as nossas praias estejam saneadas, bem como a orla do Centro Histórico. Haverá uma São Francisco antes e outra depois do esgotamento sanitário implantado”, enfatiza o prefeito.