Obras buscaram garantir regularidade no abastecimento em São Francisco do Sul

A Águas de São Francisco do Sul reforça as obras de melhorias que vem realizando nas captações de água bruta. Os investimentos buscam regular ainda mais o abastecimento, até mesmo durante períodos de estiagem

Para garantir a regularidade no sistema de abastecimento, a Águas de São Francisco do Sul tem realizado importantes melhorias para ampliar a capacidade captação e distribuição de água à população. O objetivo das obras é garantir regularidade também em períodos de estiagem ou de aumento de consumo como na temporada de verão.

Os investimentos da concessionária fazem parte de um conjunto de melhorias para manter a segurança operacional do sistema. Marcel Schlichting da Silva, supervisor de operações da Águas de São Francisco do Sul, lembra que, na recuperação estrutural das captações do Saí-Mirimzinho, por exemplo, foram colocadas novas comportas no sistema de barramento para facilitar e agilizar a limpeza e a manutenção nas captações. No local também foi construído uma caixa de areia, que serve para diminuir a quantidade de sedimentos suspensos na água capitada.

O plano de trabalho da concessionária incluiu ainda a substituição dos crivos de captação – dispositivo geralmente de tamanho uniforme, utilizado para reter ou remover os sólidos em suspensão no líquido – dos rios Rita e Alegre, os dois no distrito do Saí, região continental de São Francisco do Sul.

O supervisor enfatiza que a empresa tem se antecipado e adotado ações para garantir a regularidade do fornecimento de água. Com estas melhorias, a concessionária consegue fazer limpezas com mais agilidade, aumentando a eficiência do volume captado. “A Águas de São Francisco do Sul está trabalhando para oferecer cada vez mais um serviço de qualidade para os moradores”, frisa Marcel.


Receba as notícias do Folha Babitonga no seu WhatsApp