Saneamento é o conjunto de medidas que visa preservar ou modificar as condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde, melhorar a qualidade de vida da população e a produtividade do indivíduo, além de facilitar a atividade econômica. De acordo com o Instituto TrataBrasil, no Brasil, o saneamento básico é um direito assegurado pela constituição e definido pela Lei nº. 11.445/2007 como o conjunto dos serviços, infraestrutura e instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais.
Ter saneamento básico é um fator essencial para um país poder ser chamado de desenvolvido. Os serviços de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos levam à melhoria da qualidade de vidas das pessoas, sobretudo na saúde Infantil, com redução da mortalidade, melhorias na educação, na expansão do turismo, na valorização dos imóveis, na despoluição dos rios e preservação dos recursos hídricos.
Em São Francisco do Sul, a meta da concessionária Águas de São Francisco do Sul é universalizar a distribuição de água e dotar a cidade de sistema de tratamento de esgoto garantindo assim a melhoria de sua qualidade de vida. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETA) do Majorca, na região das praias, é a primeira de um sistema de quatro estações que vai atender todas as regiões da cidade.
Receba as notícias do Folha Babitonga no seu WhatsApp