Membros do Conselho de Saúde e Pastoral da Saúde fabricam máscaras para doar a famílias carentes


Voluntárias estão produzindo máscaras para doar a famílias carentes utilizar a partir de segunda-feira, dia 20 de abril, quando será obrigatório o uso de máscaras de proteção para os francisquenses ao sair de casa, conforme o decreto 3.324/2020, publicado ontem, dia 15, no diário oficial. A ação está sendo realizada por membros do Conselho Municipal de Saúde de São Francisco do Sul e da Pastoral da Saúde, ligada a Igreja Católica. “Estamos fazendo as máscaras na casa de uma voluntária e trabalhando de duas em duas pessoas para não aglomerar muita gente no mesmo local”, explica Janet Pibernat, voluntária e atual presidente do Conselho Municipal de Saúde.

Segundo Janet não sabe dizer quantas máscaras irão fazer, pois será com base nas doações de matérias-primas que receberão. Elas utilizam as máquinas de uma das voluntárias, Márcia de Souza dos Santos, e o material como tecidos e elásticos doados por moradores. “E, claro, a boa vontade de cada um em ajudar”, disse.

A ideia de produzir as máscaras partiu de uma conversa via um aplicativo social entre a Janet e a Márcia e resolveram unir as forças para a produção. “Ela me disse que tinha feito algumas e doado para algumas famílias carentes. Sugeri que fizéssemos em maior quantidade para ajudar quem precisa”, relatou Janet. Agora estão buscando doações para produzir mais proteção.


Muitas pessoas e entidades já contribuíram para que os membros do conselho e da pastoral pudessem fabricar os equipamentos de proteção. “A gente agradece a quem já ajudou”, complementa Márcia.

Hoje elas decidirão onde farão as entregas. “Vamos sempre dar prioridade para famílias sem renda e com dificuldade de financeira”, comenta. Junto com as máscaras, que irão em embalagem plástica, as voluntárias irão distribuir folders com orientações para combater e se prevenir contra a Covid-19.

Quem quiser fazer doações pode entrar em contato pelo fone: 47 9 9960 5873 (Janet) ou 47 9 9222 1485 (Márcia).



Receba as notícias do Folha Babitonga no seu WhatsApp