Melhorias no sistema de captação aumentam produção de água em 20%


Uma série de melhorias realizadas no sistema de captação de água de São Francisco do Sul resultaram em um acréscimo em 20% na capacidade produtiva para abastecimento do município. Victor Villela Aroeira, gestor operacional da concessionária Águas de São Francisco do Sul, explica que o plano de melhorias foi elaborado com o apoio de profissionais da AEGEA, especialistas nas áreas de distribuição, captação, tratamento e eletromecânica. Também contou com a participação de consultores contratados, com foco em melhorias a curto e médio prazo para aumento de capacidade de captação e distribuição de água no município.

As melhorias realizadas foram definidas no Comitê de Crise criado em janeiro de 2020 pelo poder concedente para debater o abastecimento no município. O grupo conta com a participação de um representante do Executivo, outro da Câmara de Vereadores, um do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e um representante da concessionária Águas de São Francisco do Sul.

Conforme Victor todas as melhorias estão garantindo a regularidade do abastecimento do município, mesmo em um período que Santa Catarina enfrenta uma das maiores estiagens dos últimos tempos. As obras também reforçam o compromisso da concessionária em aumentar a oferta de água distribuída em São Francisco do Sul, conforme plano de ação apresentado ao Executivo e ao Legislativo no começo deste ano. Nas melhorias realizadas, se destacam as intervenções feitas nas captações dos rios Rita e Sai Mirim. O principal objetivo foi trazer mais segurança operacional. “Entre as obras que foram realizadas na captação do rio Rita estão a interligação de um segundo ponto de captação e a instalação de um novo bombeamento na Estação de Recalque de Água Bruta (ERAB)”, destaca Victor.


No Saí Mirim, foram realizadas adequações elétricas e aquisição de um novo inversor, o que garantiu um aumento de 23 l/s na capacidade de captação de água bruta.

As melhorias também incluem a instalação de uma nova estação de bombeamento (booster), equipamento responsável por pressurizar o sistema, equalizar pressões e reforçar o abastecimento, principalmente para períodos de maior consumo na região central da cidade, beneficiando 9.695 famílias. “O booster garante a pressão adequada mesmo em períodos de maior consumo, como finais de semana e feriados, e ajuda no retorno mais rápido do abastecimento após intervenções emergenciais”, diz Victor.

São Francisco do Sul conta com 15 boosters. O equipamento que acaba de ser instalado integra o conjunto dos três em operação com maior potência. Conforme Victor, para definir o local da instalação do booster, foi feito um estudo técnico pela equipe de engenharia da concessionária, que envolve a realização de simulações hidráulicas. Os novos boosters são estações de bombeamento, com isolamento acústico, sistema de telemetria e comunicação com a central de monitoramento e equipados com o que há de mais moderno no mercado.



Receba as notícias do Folha Babitonga no seu WhatsApp