Melhorias na captação do Laranjeiras traz mais segurança operacional ao abastecimento de São Chico

Foto: Divulgação

Obras de desassoreamento para aprofundamento da represa de água que estão sendo realizadas pela concessionária Águas de São Francisco do Sul no sistema de captação do rio Laranjeiras darão mais segurança ao abastecimento da cidade, especialmente durante a alta temporada de verão e períodos de estiagens. De acordo com Victor Aroeira, gestor operacional da concessionária, as obras vão permitir aumentar o  volume de reservação de água bruta.

As intervenções no Laranjeiras integram o conjunto de melhorias da concessionária com vistas a temporada de verão que conta também com a  dragagem da captação do rio Olaria, importante reservatório de água bruta do município. Com a dragagem do olaria, a concessionária terá capacidade para armazenar até 35 mil metros cúbicos de água, volume bem superior aos 16 mil metros cúbicos da atual capacidade no local.

Os benefícios, contudo, são para o ano inteiro. “Esse é um procedimento padrão no serviço de saneamento com foco na qualidade da água entregue à população e para resguardar o manancial”, destaca Victor.  As obras também são importantes para que a água possa ser captada com segurança e encaminhada para o sistema de tratamento.

Priorizando o abastecimento habitual e sem interrupções, mesmo com as melhorias nas captações para estarem aptas ao atendimento à população, a Águas de São Francisco do Sul solicita o apoio da comunidade com o consumo consciente durante o verão, evitando desperdícios. Entre as recomendações está o de evitar lavar calçadas, certificar-se de que torneiras estão bem fechadas e tomar banhos rápidos, entre outros cuidados que colaboram com a sustentabilidade no uso da água todos os dias.


Receba as notícias do Folha Babitonga no seu WhatsApp