Ligação à rede de esgoto traz benefícios ao meio ambiente e à saúde pública


A falta de saneamento ainda é a realidade para uma grande parcela da população brasileira e, além dos impactos causados ao meio ambiente, essa situação pode também acarretar o surgimento de doenças. Rodrigo Lacerda, diretor executivo da Águas de São Francisco do Sul, lembra que onde já existe rede de coleta e tratamento de esgoto é essencial que os moradores interliguem o seu imóvel, contribuindo, dessa forma, para a preservação do meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida.

De acordo com informações da Águas de São Francisco do Sul o esgoto, quando coletado e tratado corretamente, traz vários benefícios à população, ajudando no combate à mortalidade de peixes, preservando o curso dos rios e mares, os quais, por sua vez, refletem na saúde da população. Já o descarte incorreto do efluente pode causar doenças, tais como: cólera, leptospirose e hepatite.

No Bairro Ubatuba, na localidade do Majorca, os moradores já podem interligar o esgoto domiciliar à rede coletora, uma vez que os efluentes serão encaminhados à nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Após serem realizadas as interligações, as fossas sépticas dos imóveis passarão a ser inutilizadas.