Leituristas da Águas de São Francisco do Sul participam da campanha de combate ao Aedes Aegypti

Os leituristas da Águas de São Francisco do Sul têm desempenhado um papel importante na campanha contra a dengue desenvolvida no município em parceria com a prefeitura. Eles estão distribuindo, junto com a conta de água, folhetos alertando a população que prevenir a doença é uma responsabilidade de todos.

“Esse trabalho de conscientização é importante para ajudar a livrar a cidade do mosquito transmissor da dengue”, explica o analista de responsabilidade social da Águas de São Francisco do Sul, Reginaldo Martins de Abreu.

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, como o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica, anemia falciforme).

O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar um sinal de alarme para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.

De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina, foram identificados 53.801 focos do mosquito Aedes aegypti em 236 municípios desde o início de 2023.