Campanha Room Tax, Prêmio Juarez Machado de Turismo, captação efetiva e relacionamento com associados projetaram a entidade e impulsionaram o setor de eventos da cidade
No final deste mês, o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau encerra a gestão 2019/2020 e se prepara para eleger nova diretoria.
À frente da entidade por dois mandatos consecutivos, a presidente Vanessa Venze Falk imprimiu em sua gestão o seu conhecimento técnico como turismóloga e sua expertise na área comercial de eventos.
O trabalho em parceria com a equipe do Convention, trouxe resultados positivos: “Aumentamos a captação de eventos para a cidade, capacitamos nossos associados em relação a atendimento, projetamos e promovemos Joinville como destino de eventos em âmbitos nacional e internacional, inovamos nosso site, desenvolvemos material para ações de captação, criamos e fortalecemos a nova marca da entidade, estreitamos o relacionamentos com grandes players do turismo nacional, como por exemplo a operadora CVC; ampliamos a sustentabilidade financeira da entidade e também o número de associados”, relaciona a presidente.
Para Vanessa, as conquistas refletem a maturidade que Joinville apresenta para o turismo de eventos, aliada ao trabalho inovador e estratégico desenvolvido pelo Convention.
“Joinville tem grande potencial e capacidade para atender mais eventos. Também temos potencial para nos fortalecermos como destino de lazer, principalmente pelo fato de estarmos próximos da serra e do mar, o que permite diversificação da oferta turística”, considera.
Sobre a credibilidade conquistada pelo Convention, a presidente ressalta: “Uma entidade só se fortalece quando os associados percebem a sua importância. Os eventos captados e as diversas ações realizadas pela nossa associação, se constituem em resultados diretos para o nosso associado”.
Ação e inovação
O balanço do trabalho realizado pelo Joinville Convention ao longo dos dois últimos anos mostra, além de planejamento estratégico, dinamismo e ações práticas voltadas tanto ao crescimento da entidade como, também, ao reconhecimento dos seus associados e à consolidação da cidade como destino de eventos e lazer.
Em uma das principais iniciativas implementadas no período, está a Campanha de Incentivo à Arrecadação da Room Tax, lançada em março de 2018, com o objetivo de aumentar a arrecadação da contribuição espontânea repassada pelos hotéis.
“Em 19 meses de campanha, a arrecadação da Room Tax aumentou em 132,53% em relação ao mesmo período anterior sem a realização da campanha. A hotelaria percebeu a importância da contribuição e repassa ao Convention com satisfação, percebendo que os valores retornam para eles em forma de ações de promoção e desenvolvimento do turismo de eventos”, explica Vanessa.
Outro importante número, impacta positivamente a cidade como todo. Os eventos captados para Joinville nos últimos dois anos, com apoio do Convention, movimentaram cerca de R$ 15 milhões, beneficiando diferentes segmentos do setor.
Além do foco no desenvolvimento econômico, o Joinville Convention também direciona seu trabalho à valorização dos parceiros e agentes do setor. Em uma ação inédita, criou em 2018 o Prêmio Juarez Machado de Turismo com o objetivo de reconhecer a atuação de profissionais e instituições que trabalham pela consolidação da cidade como destino turístico de negócios e eventos. Em 2019, foi realizada a segunda edição do evento.
No que diz respeito a capacitação e networking, o CVB Talks é aguardado por associados, empresas e profissionais do setor. A novidade idealizada pelo Convention traz para Joinville personalidades do turismo nacional e internacional para debater com o trade local diferentes e atuais temas do setor.
Em suas três edições, o CVB Talks recebeu ícones como Chieko Aoki, fundadora da rede Blue Tree; Eduardo Sanovicz, presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR); e o fundador da CVC Viagens, Guilherme Paulus.
A Rodada de Negócios, por sua vez, consolidou-se como importante oportunidade para potencializar negócios entre empresas e prestadores de serviços do setor de turismo e eventos. As duas últimas edições do evento, em 2018 e 2019, geraram 586 agendas entre as empresas participantes.
Já no quesito comunicação e promoção, a atual gestão do Convention deixa como legado a produção do novo vídeo de promoção de Joinville, utilizado como ferramenta de divulgação da cidade; bem como a criação da nova marca da entidade, mais moderna e versátil, nas versões institucional e visitors.
O futuro
Após cumprir sua jornada como presidente do Joinville Convention, Vanessa Venzke Falk acredita na continuidade do fortalecimento da entidade, da mesma forma que vislumbra cenário positivo para o setor de turismo de eventos e lazer da cidade.
Mas, para isso, o trabalho deve continuar norteado por conceitos como dinamismo e inovação: “Os desafios são tornar o Convention cada vez mais representativo na captação de eventos, captar novos parceiros e pensar em estratégias inovadoras nesse mercado que não para de crescer, sempre em prol do desenvolvimento turístico da nossa cidade e região”.
E a presidente conclui: “Percebemos que os eventos estão mudando seus formatos e precisamos estar conectados, ajudando nossos associados a pensar com criatividade e sustentabilidade, trabalhando com essa nova onda que está vindo”.
Números 2018/2020
Confira alguns números e resultados do Joinville Convention, obtidos em suas duas últimas gestões, nos períodos 2018/2019 e 2019/2020:
- 132,5% de aumento na arrecadação da Room Tax com a campanha de incentivo
- 4,5% de crescimento no número de associados
- 586 agendas geradas em 02 Rodadas de Negócios (2018 e 2019)
- 17 eventos captados para Joinville
- 17 eventos realizados para os associados
- 29 visitas de inspeção de entidades nacionais e internacionais à Joinville
- 25 viagens promocionais de Joinville e de prospecção de eventos
- 15 treinamentos da campanha Room Tax, para as equipes da hotelaria
- 324 eventos pesquisados