Instalação de 15 hidrantes pela cidade irão servir para abastecimento de água nos caminhões dos Bombeiros Voluntários

Hidrantes sofrem depredação constantes e prejudicam o trabalho dos Bombeiros Voluntários

Os 15 hidrantes doados pela Prefeitura foram instalados em diversos bairros da cidade pela Águas de de São Francisco do Sul para servir de pontos de abastecimento para os Bombeiros Voluntários. “Estes hidrantes são locados em pontos estratégicos e de fácil acesso das equipes e deve ficar de livre acesso, ou seja, sem interdições de veículos ou equipamentos”, explicou chefe de equipe dos bombeiros, Cláudio Kuchta. Segundo ele, a aquisição foi realizada por que vários bairros não possuíam estes dispositivo e dificultava as operações.

Os hidrantes espalhados pela cidade são considerados de grande importância nas operações de combate a incêndios. “Porém, temos dois registros de equipamentos danificados, onde foram furtadas as conexões”, lamenta Kuchta. Sem essas conexões o equipamento fica inativo, atrapalhando as equipes em possíveis operações de combate.

Kuchta solicita o apoio da comunidade para que denuncie pelos números 193 e 190 os casos de vandalismo. “Pedimos que as pessoas que fazem isso, tenham consciência da gravidade”, comenta.

Os hidrantes são dispositivos instalados em redes de água com diâmetro mínimo especificado por norma e tem como finalidade abastecer os caminhões de combate a incêndio de forma rápida em situações de incêndio, se tornando peça fundamental no suporte hídrico em operações de grande vulto.

A doação dos equipamentos foi realizada pela prefeitura, a instalação é de responsabilidade da Águas de São Francisco do Sul e a vistoria e pinturas está sob a tutela dos Bombeiros Voluntários. “As vistorias e pinturas que estão sendo feitas seguindo instrução normativa do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina”, afirma Kuchta. Na área do Centro Histórico já foram pintados e os demais serão feitos conforme a disponibilidade operacional da corporação.



Receba as notícias do Folha Babitonga no seu WhatsApp