Importação de fertilizantes em Santa Catarina é pauta de reunião entre Porto, Agricultura e Fecoagro

Facebook
X
Telegram
WhatsApp
LinkedIn
vox_civitas

Loading


Para melhorar ainda mais as condições de importação de fertilizantes pelo Porto de São Francisco do Sul, o presidente do Porto, Cleverton Vieira, manteve encontro com a Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro) e com o secretário de Agricultura do Estado, Valdir Colatto. A reunião, nesta quinta-feira, 4, ocorreu na sede da Fecoagro, em São Francisco do Sul.

O Porto do Norte do estado é a principal porta de entrada dos fertilizantes em Santa Catarina e é originário de países do Oriente Médio, como Omã, Irã e Egito, além de Rússia, Canadá e Estados Unidos.

“Nos primeiros quatro meses de 2023 já foram importadas 746 mil mil toneladas do adubo, garantindo a produtividade da agricultura catarinense, uma das prioridades do governador Jorginho Mello”, disse o presidente do Porto, Cleverton Vieira.

Ele explicou que a importação de fertilizantes em São Francisco do Sul vem aumentando gradativamente. Um exemplo é que durante todo o ano de 2022 foram quase 3 milhões de toneladas, 20% a mais do que no ano anterior, quando chegaram 2,5 milhões de toneladas.

Fertilizante x Agrotóxico

Os fertilizantes, que não pertencem à família dos agrotóxicos, são compostos químicos utilizados na agricultura para fornecer nutrientes ao solo e conseguir ganho na produtividade. Eles são essenciais para as plantações de milho, soja, arroz e trigo.

O adubo em pequenas bolinhas (similar às de isopor) é produzido artificialmente em fábricas, que fazem a mistura de elementos minerais como nitrogênio, fósforo, calcário e potássio.

Veja também:

nossos parceiros