Enfermeiras dizem que irão fazer B.O e mover ação contra ex-chefe de gabinete devido as acusações em áudio


Ontem um grupo de 11 enfermeiras da Prefeitura de São Francisco do Sul emitiu uma nota dizendo que irão realizar um Boletim de Ocorrência e Ação Cível de Indenização por Danos Morais contra Nilton Almeida Filho, que era assessor do vice-prefeito Walmor Berreta Júnior (Cidadania). Segundo o documento, as informações não condizem com a realidade. “Todas as enfermeiras lotadas em UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) se encontram em funções gratificadas para que se possa viabilizar a execução da ESF (Estratégia Saúde da Família)”, justificam.

Conforme elas, as gratificações que recebem não tem nenhuma relação com a coordenação das unidades. “Não é da competência, responsabilidade e atribuição das enfermeiras, a guarda, a distribuição, a observação da validade do estoque de medicamentos e materiais”, dizem.

No áudio, em conversa entre o ex-assessor e o vereador Dioclesio Antunes (PSC), ele disse que os enfermeiros é que seriam os responsáveis pela triagem do medicamento vencido ou prestes a vencer. “Então o que acontece, cada enfermeiro vai cuidar de um posto e ganha uma gratificação para ajudar eles no salário. O que acontece, se tiver remédio vencido a responsabilidade é do enfermeiro que tá no posto que não devolveu antes do vencimento e não repassou para população antes do vencimento”, comentou.

As enfermeiras dizem é de responsabilidade delas observar o medicamento ou material no momento de realizar a entrega ou aplicação no paciente. Mas, admitem que muitas vezes fazem mais do que isso. “Diante da inexistência de um(a) farmacêutico(a), a quem deveria ser atribuída a responsabilidade para a realização do serviço supra citado, é a equipe de enfermagem das UBSFs que acabam por assumir tal tarefa para manutenção do serviço à população”, diz o documento.

O Folha Babitonga procurou os envolvidos para saber mais informações, inclusive o vice-prefeito Walmor Berreta Junior, e até o momento não houve retorno.


Receba as notícias do Folha Babitonga no seu WhatsApp