Emerson Souza Gomes: Golpistas se passam por advogados para enganar vítimas com ações na Justiça

Facebook
X
Telegram
WhatsApp
LinkedIn
thermox

Loading

Golpes pelo WhatsApp continuam a fazer vítimas, e um dos mais recentes tem como alvo pessoas com processos em trâmite na Justiça. Os estelionatários entram em contato, fingindo ser o advogado responsável pelo caso ou um suposto representante, como um assistente ou outro advogado.

A abordagem consiste em informar à vítima que a ação foi julgada procedente e que o valor da condenação está pronto para ser liberado mediante alvará. No entanto, os criminosos exigem o pagamento antecipado de uma quantia, supostamente destinada a custas judiciais, honorários ou outras taxas.

Empolgada com a falsa notícia de recebimento, a vítima acaba realizando o pagamento para os golpistas por meio de boletos, guias ou transferências bancárias. Os criminosos são persuasivos, utilizam dados coletados na internet sobre o processo e chegam a criar perfis falsos no WhatsApp, usando fotos do advogado verdadeiro para dar credibilidade ao golpe.

É importante destacar que a liberação de alvarás judiciais não depende do pagamento de qualquer taxa. Diante de uma abordagem suspeita, recomenda-se que a vítima entre em contato diretamente com seu advogado e registre um boletim de ocorrência.

Emerson Souza Gomes
Blogueiro e advogado
www.cenajuridica.com.br

Veja também:

nossos parceiros