Deputado Sargento Lima pede audiência pública para buscar saída para atrasos no Porto de São Francisco do Sul

Foto Daniel Conzi, Alesc

O deputado Sargento Lima (PL) requereu audiência pública para discutir os atrasos no descarregamento de fertilizantes no Porto de São Francisco do Sul. O problema foi levantado pela Fecoago (Federação das Cooperativas Agropecuárias de SC), mas contestado pela administração portuária.

Segundo a entidade, navios que trazem fertilizantes estão ficando de uma a três semanas aguardando para atracar e desembarcar os produtos. Somente a Fecoagro teria sofrido prejuízo superior a R$ 10 milhões com os atrasos. Para a direção do porto, a demora tem sido de uma semana, mas que estaria dentro dos parâmetros.

Sargento Lima encaminhou o requerimento de audiência pública para a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, que terá a incumbência de convocar as duas partes, além da SC Parcerias, para esclarecerem a questão e debatam alternativas para resolver o problema.

O parlamentar explicou em plenário o significado dos atrasos no desembarque. Disse que o empresário aluga o espaço do porto por um determinado período para armazenar o fertilizante comprado. O atraso provoca um problema em cadeia, pois aquele mesmo espaço terá que ser desocupado para receber outro produto também com data de entrada definida. E toda uma logística contratada até o fertilizante chegar na lavoura fica comprometida.