Curiosidades sobre a água tratada


A água é uma das substâncias mais importantes em nossa vida e se encontra em todos os lugares: no céu, na terra, no ar e até mesmo na composição dos seres vivos. Uma das principais funções da Águas de São Francisco do Sul, portanto, é fazer com que a água tratada chegue com qualidade e segurança na casa dos moradores e seja consumida sem preocupação. Mas além do nosso consumo, a água tem diversas outras funções e às vezes, nem nos damos conta.

A Águas de São Francisco do Sul separou algumas curiosidades sobre o uso da substância, confira:

1) O controle de qualidade da água tratada deve ser feito frequentemente: Para saber se a água se encontra apropriada para o consumo humano, vários testes são realizados diariamente pela concessionária. Esses procedimentos de controle e vigilância são definidos pelo Ministério da Saúde e devem basear-se em parâmetros físicos, químicos e biológicos preestabelecidos.

2) “Água virtual”, o consumo indireto de água potável: nem sempre somos capazes de ver ou tocar a água que consumimos. Ou seja, todos nós gastamos muito além da água que usamos para beber, cozinhar, lavar as mãos e realizar a higiene pessoal. A “água virtual” faz referência a toda água utilizada durante a produção de bens de consumo, como alimentos, bebidas, vestuário, eletrodomésticos e meios de transporte. Por exemplo, para fabricar uma única calça jeans são necessários cerca de 10 mil litros de água.

3) O desperdício de água ameaça o abastecimento: apesar da Terra ser coberta por água, apenas cerca de 3% desse total é doce e potável. Além disso, conforme explica o coordenador de operações da Águas de São Francisco do Sul, Victor Villela Aroeira, a distribuição desigual dos recursos hídricos pela superfície terrestre também pode afetar o abastecimento. “Algumas áreas têm água em abundância, enquanto outras sofrem com secas. Portanto, além dos problemas de distribuição, a escassez de água é um problema real, já que seu ciclo pode ser afetado por diversos fatores, como poluição, assoreamento, mudanças climáticas e desperdício”, comenta. Alguns hábitos domésticos contribuem para aumentar o desperdício de água, como tomar banhos prolongados, não fazer manutenção de vazamentos e lavar carros, calçadas e roupas em excesso.


Receba as notícias do Folha Babitonga no seu WhatsApp