Conselho Municipal de Saúde de São Francisco do Sul pede maior atenção à pandemia


Na semana passada, dia 30 de março, o Conselho Municipal de Saúde de São Francisco do Sul emitiu uma nota na qual conclama por medidas de enfrentamento ao Coronavírus. O documento assinado pela presidente do Conselho, Janet Pibernat, é direcionada a sociedade francisquense, a iniciativa privada e ao poder público.

No documento, há o pedido para que todos trabalhem na busca de “soluções para o enfrentamento à pandemia com adoção de medidas mais restritivas, fiscalização mais rigorosa, ampliação de campanhas publicitárias e disponibilização urgente de vacinas a toda população”.

Conforme o Conselho, a situação da pandemia no estado é motivo de preocupação. “Os índices de novos casos da doença alcançam patamares elevados em todas as regiões do Estado, decorrentes, muito provavelmente de aglomerações e falta de cuidados com as medidas preventivas”, diz.

Por isso, o agravamento da pandemia em Santa Catarina trouxe o colapso na rede assistencial pública e privada, fruto, também da baixa cobertura vacinal e a lentidão na oferta de vacinas, justifica o Conselho Municipal de Saúde.

Leia a carta abaixo

CMS – CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE
PREFEITURA DE SÃO FRANCISCO DO SUL – SC
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

CARTA À SOCIEDADE FRANCISQUENSE E AUTORIDADES

O Conselho Municipal de Saúde de São Francisco do Sul – CMS/SFS, no uso de suas atribuições legais estabelecidas nas Leis Federais 8.080/90 e 8.142/90, Lei Municipal 717/09 e Decreto 2633/17, e Deliberação do Conselho Estadual de Saúde em reunião virtual estendida com os 295 municípios de Santa Catarina e demais autoridades em 19 de março de 2021, vem a público, por meio de sua Mesa Diretora,
se manifestar.

Diante do pior momento da crise sanitária provocada pelo COVID-19, no estado de Santa Catarina, se faz necessário o esforço de todos para que as medidas de prevenção sejam respeitadas, considerando que o incremento de leitos de enfermaria e UTIs, por hora, está se mostrando insuficiente. O município de São Francisco do Sul não fica fora deste contexto, apesar de todos os esforços por parte dos gestores públicos.

Os índices de novos casos da doença alcançam patamares elevados em todas as regiões do Estado, decorrentes, muito provavelmente de aglomerações e falta de cuidados com as medidas preventivas.

O agravamento da pandemia em Santa Catarina trouxe o colapso na rede assistencial pública e privada, fruto, também da baixa cobertura vacinal e a lentidão na oferta de vacinas.

Assim, o Conselho Municipal de Saúde, por meio de sua Mesa Diretora, CONCLAMA a sociedade francisquense, a iniciativa privada e o poder público a buscarem soluções para o enfrentamento à pandemia com adoção de medidas mais restritivas, fiscalização mais rigorosa, ampliação de campanhas publicitárias e disponibilização urgente de vacinas a toda população.

São Francisco do Sul, 30 de março de 2021.

MESA DIRETORA DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE/SFS

Janet da Silva Pibernat
Presidente do CMS/SFS