Conselho Municipal de Saúde alerta que faltam de leitos, medicamentos e respiradores em São Francisco do Sul

Centro de Recuperação Clínica montado com doações de empresas e entidades não está sendo usado

O Conselho Municipal de Saúde de São Francisco do Sul disse estar preocupado com a situação da saúde neste momento no município. Segundo Janet Pibernat, presidente do conselho, não há mais leitos, respiradores e medicamentos hospital. “A situação está difícil”, disse ela. A prefeitura e o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) não se pronunciaram sobre o assunto.

Janet afirmou que já foram improvisados mais três leitos, passando de 20 para 23, e que se chegar mais pessoas para serem internadas não tem onde colocar os pacientes. “Não tem mais espaço físico para ampliar”.

Seis pessoas estão entubadas e não tem para onde enviar, pois a situação está gravíssima em todo o estado. “Se chegar mais gente para ser internadas, o município não tem onde colocar os pacientes.

A presidente do Conselho disse que ainda em dezembro alertou a gestão. “Todo mundo sabia que iria acontecer. O conselho falou que iria acontecer”. Comentou.

Segundo ela, a gestão pública tem grande culpa nessa situação. “Não se preveniu e não está dizendo a verdade: dizendo, ‘gente, fiquem em casa’ nós não temos leitos para onde enviar os pacientes. Pessoas que estão entubadas precisam ser enviadas para a UTI. Tem pessoas que estão entubadas a mais de três dias”, desabafou.

Janet lembra que no ano passado o Conselho Municipal de Saúde cobrou do secretário de Saúde, Jefferson Pacheco, que ocupava a chefia da pasta naquele momento, a adequação e melhorias necessárias para o funcionamento do Centro de Recuperação Clínica, instalado no bairro Água Branca. “Não tinham nem tomadas para ligar os equipamentos. Disseram que havia sido colocado e fomos vistoriar e não tinha nada”, disse. A presidente do Conselho lembra que foram equipamentos doados por empresas e entidades.

Agora, segundo ela, está fazendo falta o local. “Por que não está sendo usado?”, questionou. Janet disse estar muito preocupada com o rumo do colapso na saúde em São Francisco do Sul.

A presidente do Conselho de Saúde disse que na tarde de ontem passou o dia tentando marcar reunião para saber o eu fazer e não conseguiu. Para ela, é preciso comprar mais respiradores e medicamento. “Não tem leitos e nem recursos para atender os positivados”, comentou.

Hoje a tarde, haverá uma reunião com a direção do Instituto, prefeitura e também com o conselho para tratar do assunto. “Não saia de casa, só o extremamente necessário”, apela Janet.

Agora pela manhã, a prefeitura deve definir o novo decreto municipal e medidas de prevenção contra a Covid-19.



Receba as notícias do Folha Babitonga no seu WhatsApp