Cidade e praias ficam vazias e população atende o pedido das autoridades

O comércio de São Francisco do Sul esteve fechado e mostrou que os comerciantes entenderam a gravidade da situação

A quinta-feira, 19 de março de 2020, vai ficar marcado para a história de São Francisco do Sul por que nunca antes aconteceu algo semelhante e mostrou que a população compreendeu o recado das autoridades para evitar a propagação do Coronavírus. Os Bombeiros Voluntários estão trabalhando normalmente para atender a população em casos que não estejam vinculados ao vírus, informou o Comandante João dos Santos Júnior. “Quem estiver com suspeita de que esteja com o Coronavírus precisa passar pelo unidade de saúde local mais próxima. Nós não faremos este tipo de atendimento por segurança”, explicou.

Em algumas farmácias da área central as pessoas fizeram filas para comprar medicamentos e produtos de prevenção

Durante a manhã a Rua Barão do Rio Branco estava praticamente vazia. O maior movimento era nas farmácias. O comércio estava fechado, demostrando a compreensão dos comerciantes.

A praia da Enseada também estava vazia e a orientação é para que a população não vá para a praia. Na região, nem todas as farmácias estavam abertas. Os bares estavam fechados e os mercados abertos.

Na Enseada, com o comércio fechado, as ruas e a praia estavam vazias

A corporação dos Bombeiros Voluntárias não sofreu mudanças no número de pessoas que estão prestando serviços. “O que estamos fazendo é distribuindo os profissionais nos postos de atendimento para evitar aglomeração”, comenta o comandante.

A orientação da corporação é de que as pessoas que estiver com suspeita de Coronavírus procurem uma unidade de saúde próxima. “Mas a primeira orientação é de que as pessoas fiquem em casa”, afirmou. Se a pessoa precisar sair para trabalhar, ele orienta para que tenham cuidado com a higiene.

O comandante João dos Santos Júnior reforça a orientação de que a população fique em casa

Santos explica que se acaso a população não tiver contato com o álcool gel não precisa entrar em pânico. “Se tiver uma pia, detergente e papel toalha poderá fazer a higienização correta”, diz.

Agora a pouco, o Governo de Santa Catarina divulgou que no estado são 21 casos da doença de COVID-19. Os casos confirmados foram registrados nos seguintes municípios: Florianópolis (6), Balneário Camboriú (4), Braço do Norte (3) Rancho Queimado (3) Joinville (2), Tubarão (2) e São José (1). Além disso, Santa Catarina investiga outros 273 casos em todas as regiões do Estado.