Celesc abre as portas da Usina Bracinho para visitação do público

Primeira edição do Pedal da Família e Teatro Bolshoi estão entre as atrações, em Schroeder

No dia 12 de março, das 9h às 15h, a Celesc abre as portas da Usina Bracinho, em Schroeder, para receber a comunidade. Dentro da programação estão ações de saúde, bem-estar e conscientização ecológica. Entre as atrações, já está confirmada a primeira edição do Pedal da Família, em parceria com a Prefeitura Municipal,por meio da Diretoria de Turismo. As vagas são limitadas e as inscrições serão realizadas neste link: https://bit.ly/InscriçãoPedaldaFamilia

A concentração será em frente à Prefeitura do Município, a partir das 7h45, de onde os ciclistas partirão em direção à Usina.

Outra atividade confirmada é uma apresentação especial da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Também estão programadas: apresentações da Banda Municipal e da Banda da Polícia Militar; apresentação de vídeo histórico e visita guiada pela Usina Bracinho; mostra de meio ambiente; exposição de produtos típicos regionais e feira de artesanato, além de diversas atrações culturais. No dia do evento, a Celesc estará arrecadando alimentos não perecíveis que serão doados a entidades carentes da região, divulgadas no dia do evento.

“Esse projeto é uma das ações para a Celesc se aproximar da comunidade, uma oportunidade para as pessoas conhecerem a história e como funciona uma Usina. A comunidade de Schroeder é sempre muito receptiva e entusiasta do evento. Por isso, é um prazer para a Celesc a realização de mais uma edição do Portas Abertas na cidade”, afirma o diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios da Celesc, Pablo Cupani Carena.

Orientações aos Participantes

Não esqueça de levar máscara, álcool em gel, repelente e protetor solar. Caso as condições climáticas não sejam favoráveis, o evento será transferido.

Um Pouco da História

A Usina Bracinho começou a gerar energia em 1931, e conta com 15 MW de potência instalada, gerando energia de forma ininterrupta desde então. A Usina faz parte da trajetória de muitas famílias de Schroeder. A obra impulsionou o desenvolvimento da região Norte de Santa Catarina, entre as décadas de 30 e 60. A área onde a Usina foi construída é de aproximadamente 4.780 hectares, é de grande relevância ambiental, pois se encontra em um dos maiores maciços florestais contínuos de Mata Atlântica do País. Atualmente a usina é totalmente controlada a partir do Centro de Operação da Geração da Celesc, que funciona em Florianópolis, na sede da Celesc.

Serviço

Onde fica a Usina: Final da Estrada Geral do Bracinho, em Schroeder
Como chegar: Para minimizar o tráfego e facilitar o acesso no dia do evento, vá de bike ou utilize transporte gratuito a partir das 8h30, saindo da Prefeitura Municipal até a Usina Bracinho.