Candidaturas mais velha e mais nova de São Francisco do Sul: são do mesmo partido e mulheres, possuem 59 anos de diferença

A candidata mais velha e a mais nova de São Francisco do Sul, pertencem ao mesmo partido, PSC. Possuem 59 anos de diferença uma da outra. Compartilham histórias e épocas diferentes, porém com a mesma essência de serem participativas na sociedade em que vivem. 

 Birgit Ursula Rita de Bastos de 79 anos ou como é conhecida Birgit Teacher, é a candidata mais velha a concorrer na cidade. Nasceu na Alemanha e veio para o Brasil aos dez anos de idade junto com a mãe e o irmão. O pai de Birgit já estava no país há algum tempo. A candidata fala fluente seu idioma de origem e francês, pois sua mãe era da França. Segundo Birgit, “Aprendi português em um mês”. Ela ainda fala inglês e espanhol, totalizando cinco idiomas diferentes.

Com 15 anos conheceu São Francisco do Sul. “Fui para Joinville apresentar uma demonstração de ginástica e o pessoal que  estava comigo resolveu vir para cá. Me encantei com a cidade loga na primeira vez”, conta Birgit. Aos 21 anos casou com um brasileiro, teve dois filhos, um rapaz que mora em Curitiba, Paraná e uma moça que mora fora do país. 

Após sua aposentadoria na exportação onde trabalhava, resolveu se mudar para São Francisco do Sul, em 2005 para o bairro de Ubatuba. Conta que se considera francisquense de coração.  A candidata diz que não foi ela que escolheu o partido e sim eles, por ser uma pessoa que desde cedo foi participativa resolveu aceitar o convite. Birgit diz ainda que a câmara não tem que mudar, e sim melhorar. Segundo ela, as mulheres precisam compreender que a participação delas é importante e que algumas não entendem por falta de conhecimento. 

A candidata Rafa Costa completa com sua opinião, sobre as mulheres na política, “Mesmo com a Lei de Cotas que determina que partidos destinem parte das vagas para candidatas mulheres, ainda vemos pouca participação efetiva. A nossa cidade ainda precisa de muita mudança cultural para que as mulheres tenham algum destaque na sociedade de forma que os eleitores acreditem na sua capacidade e confiem seus votos nelas”.

Rafaella Costa Hara ou Rafa Costa, é a candidata mais nova da cidade para vereadora, nascida nos anos 2000, tem 20 anos, é natural de Joinville mas aos oito anos, foi morar em São Francisco do Sul com a família, na Enseada. Atualmente cursa gastronomia, na Univali. 

“Para buscar melhores condições para os jovens dessa cidade, que não conseguem bons empregos, que precisam viajar diariamente ou sair da cidade para poder estudar, tentar incentivar o desenvolvimento de novas atividades para possibilitar que os recém formados possam ter campo de trabalho para não perdermos os nossos talentos paras as outras cidades”, conta Costa, sobre o motivo que a levou a querer concorrer o cargo de vereadora. 

Segundo Rafa, “Foi o partido que me deu essa oportunidade através do longo tempo de trabalho da minha mãe junto ao atual Vereador Dioclésio”.  

Os números também apresentam que 30 candidatos no estado têm 18 anos, idade mínima para preterir o cargo de vereador. Para o cargo de prefeito e vice-prefeito, a idade mínima é de 21 anos. Entre os candidatos mais idosos, foram 13, na faixa de 80 a 84 anos, que registraram candidaturas.