Bonecos e outras animações tomam conta de Joinville e São Francisco do Sul

Com mais de 100 apresentações e 150 artistas, o 5º ANIMANECO espalha sua vasta programação pelas duas cidades a partir desta quinta-feira (10)

Chegou a hora de tirar os bonecos da mala, transformar objetos em atores e criar histórias a partir de sombras. As possibilidades para a arte são ilimitadas, algo que o Animaneco – Festival Internacional de Teatro Bonecos mostrará pela quinta vez entre os dias 10 e 20 de agosto. O maior festival do gênero em Santa Catarina encherá teatros, ruas, praças, shoppings, escolas e espaços culturais de Joinville e São Francisco do Sul com mais de 100 apresentações gratuitas de 51 espetáculos, além de oficinas, exposições, performances e seminários.

Neste ano, artistas de nove Estados, além da Argentina, do Chile, Peru e Paraguai, estarão presentes no festival, enriquecendo ainda mais uma programação que já oferece um panorama da diversidade que compõe o teatro de formas animadas. Marionetes, fantoches, manequins, mamulengos, teatro de sombras, manipulação de objetos, lambe-lambe e até o uso de partes do corpo passarão pelos 11 dias do evento, eletrizando públicos de todas as idades.

“Teremos espetáculos em salas fechadas para adultos, a fim de desmistificar essa questão de que teatro de bonecos é somente para crianças”, frisa Cassio Correia, criador e coordenador geral do Animaneco, que abre oficialmente nesta quinta-feira com um cortejo saindo às 15h da frente da Biblioteca Pública Ralf Colin. Fanfarra, bonecos gigantes de São Francisco do Sul, boi de mamão e pelo menos 30 artistas do festival irão percorrer as ruas do centro de Joinville.

“Das cinco edições realizadas do festival, esta é a maior. É a que tem a maior representação internacional e a maior quantidade de artistas envolvidos (quase 150), se tornando enfim o maior festival e teatro de bonecos de Santa Catarina. Destaco também a retomada da mostra de teatro lambe-lambe, que é uma linguagem criada no brasil em 1989”, explica Cassio Correia, lembrando que uma das criadores dessa linguagem, a baiana Denise Santos, estará presente com sua caixa.

Todas as atrações do 5º Animaneco são gratuitas, mas para os espetáculos no Galpão de Teatro da Ajote, Teatro Juarez Machado em Joinville é preciso reservar ingressos pelo site www.enjoyticket.com.br. Já no Cine Teatro X de Novembro em São Francisco do Sul a retirada de ingressos acontece sempre 1h antes de cada apresentação. A programação completa pode ser conferida em www.animaneco.com.br .

O projeto do 5º Animaneco tem patrocínio da Tirol Alimentos, Instituto Carlos Roberto Hansen e Tigre SA, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), Fundação Catarinense de Cultura, do Governo de Santa Catarina, e do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura – Simdec e Prefeitura de Joinville. Também conta com o apoio de Ciser, Sesc – Fecomércio, Garten Shopping, Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul, Prefeitura de São Francisco do Sul, Programa Mesa Brasil, NSC TV, Slim Hotéis, Casa do Capitão, UnB – Universidade de Brasília, Udesc – Universidade do estado de Santa Catarina, Federação Catarinense de Teatro (Fecate), Associação Joinvilense de Teatro (Ajote), Unima Internacional – Comissão 3 américas.

SERVIÇO
O QUÊ: 5º Animaneco – Festival Internacional de Teatro de Bonecos.
QUANDO: de 10 a 20 de agosto.
ONDE: Diversos espaços de Joinville e São Francisco do Sul.
QUANTO: Gratuito com colaboração espontânea de 1kg de alimento não perecível. Ingressos para espetáculos no galpão da Ajote, Teatro Juarez Machado e Cine Teatro X de Novembro devem ser reservados pelo www.enjoyticket.com.br.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA: www.animaneco.com.br