Alagamentos causam prejuízos aos comerciantes e moradores e afeta na distribuição de água

As chuvas de ontem a noite, dia 31, causaram alagamentos e prejuízos aos moradores e comerciantes de São Francisco do Sul. A Defesa Civil está desde ontem atendendo os chamados da comunidade. “Situação complicada”, resumiu Geovan Baumgratz, coordenador da Defesa Civil no munícipio.

Durante a manhã deste dia 1º de janeiro os comerciantes fizeram limpezas de lojas e estabelecimentos comerciais em diversos pontos da cidade. Alguns empresários disseram que ainda não tem o valor dos prejuízos. “Comunicamos o seguro e já nos informaram que eles não cobrem estes acidentes”, disse um comerciante.

O prefeito Godofredo (MDB) está circulando pela cidade com a Defesa Civil para visitar algumas famílias afetadas. “Principalmente Acaraí, Água Branca e Rocio Pequeno”, disse Geovan. Segundo ele, ainda estão aproveitando para orientar a população sobre o descarte de material.

Mais cedo, às 9h, Godofredo reuniu todo o secretariado para definir as medidas a serem tomadas. Provavelmente será emitido um decreto emergencial. Agora no início da tarde o prefeito deve fazer um sobrevoo para verificar os pontos mais críticos.

A Águas de São Francisco do Sul informou em nota que o abastecimento de água ficou afetado por que equipamentos e estrutura foram danificadas. “Comprometendo os sistemas de bombeamento, painéis elétricos e captação de água”, disse em nota.

A concessionária diz que as equipes técnicas estão trabalhando para “minimizar os impactos da tempestade no sistema de distribuição de água”.

A empresa disse que ofereceu ajuda ao Município. “Sempre estamos à disposição para apoiar. Caso haja sinalização da necessidade, iremos auxiliar sim”, disse a empresa em nota.


Receba as notícias do Folha Babitonga no seu WhatsApp