Águas de São Francisco do Sul investe em melhorias para evitar o desabastecimento durante a temporada


A gerência da concessionária de águas em São Francisco do Sul acredita que os investimentos realizados no último ano será suficiente para abastecer a cidade durante a temporada quando circula aproximadamente 500 mil pessoas pelo município, conforme a prefeitura. “A gente vem fazendo um trabalho intenso para abastecer São Francisco do Sul durante todo o ano”, afirmou Victor Villela Aroeira, gestor operacional da concessionária durante a apresentação do Plano Verão 2019/2020. Para esta época do ano, a empresa disse estar prevenida com a locação de geradores e caminhões pipas para situações emergenciais.

Victor citou algumas ações adotadas pela empresa no último ano. A principal, segundo ele, é a instalação de novos boosters no sistema de abastecimento. “São bombas de alto desempenho para melhorar tanto a nossa captação quanto a distribuição de água”, explicou o gerente.
O primeiro equipamento foi instalado no Distrito do Saí e vai aumentar a capacidade em mais de 20 litros por segundo a captação de água. “Isso representa mais de 40% da captação”, comentou Victor.

Outro equipamento semelhante, para atender os balneários, foi instalado no Iperoba. “Com esse sistema a gente consegue distribuir em todas as regiões da ilha. Toda cidade vai estar sendo atendida”, afirmou.
Uma outra ação é a limpeza e manutenção nos locais de captações de água. “Esse trabalho foi realizado durante todo ano”, disse. São oito pontos em São Francisco do Sul.

Uma ação pontual para o Plano Verão 2019/2020 está na contratação de geradores que serão instalados em oito pontos considerados estratégicos. “Nosso foco principal é manter a distribuição regular mesmo com falta de energia, que é frequente neste período”, comentou.

O caminhão pipa é outra prevenção da concessionária. “A gente sabe que a logística aqui é complicada devido ao número de pessoas e o fluxo intenso de veículos. Mas vamos estar priorizando os estabelecimentos de prioridade, como hospitais e escolas que estiverem abertas”, disse Victor.