Águas de São Francisco do Sul avança na implantação do esgoto na cidade

Com mais de 60 quilômetros de rede de esgoto assentadas, as obras do sistema de esgotamento sanitário de São Francisco do Sul continuam avançando em novas ruas, na região das praias. A previsão da concessionária Águas de São Francisco do Sul é de que, até o final do ano, a implantação das redes de coleta superem a marca de 70 quilômetros de rede.

A Águas de São Francisco do Sul disponibiliza a rede pública na rua, porém, a ligação interna da casa deve ser realizada pelo proprietário. Essa ligação consiste em tubulações que ligam à rede de esgoto todas as descargas da casa: vaso sanitário, ralo do chuveiro, pias e tanque de lavar roupas. A água de chuva que vem das calhas, da varanda ou do quintal não deve ser ligada à rede de esgoto.

“O esgoto, quando coletado e tratado corretamente traz vários benefícios à população, ajudando no combate à mortalidade de peixes, preservando o curso dos rios e mares, os quais, por sua vez, refletem na saúde da população”, acrescenta o diretor executivo da concessionária, Rodrigo Lacerda. Além disso, o descarte incorreto do efluente pode causar doenças, tais como: cólera, leptospirose e hepatite.