Afluentes Digital mobiliza comunidade e traz resultados excelentes em São Francisco do Sul


A pandemia da covid-19 forçou diferentes países ao isolamento social e outras medidas voltadas à restrição da circulação de pessoas, inclusive por recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). De forma inédita e pioneira em Santa Catarina, a concessionária Águas de São Francisco do Sul driblou o distanciamento e promoveu a primeira edição do Afluentes Digital. Realizada na noite de sexta-feira, 31 de julho, a reunião online do programa teve um desempenho excelente e resultados ainda melhores do que os encontros presenciais.

Mantido há vários anos pela concessionária, o Afluentes tem o objetivo de aproximar a empresa dos líderes comunitários e representantes dos bairros, que podem tirar dúvidas e dar sugestões ligadas ao sistema de água e esgoto. A primeira edição online contou com a participação de mais de 30 pessoas, entre eles Juliana Dysars, representante da Agência Reguladora (Aris), Carolyne Gomes Espíndola, diretora presidente do Samae de São Francisco do Sul, e lideranças comunitárias do Majorca, Enseada, Saí, Ervino, Reta e Forte. A equipe da concessionaria também estava mobilizada ouvindo as reivindicações e sugestões.

De acordo com Luciene Garcez, representante da Associação de Moradores do Rocio Pequeno, a reunião online trouxe benefícios a todos os participantes. Segundo ela, nem sempre as pessoas têm condições de estar nas reuniões presenciais e o formato online facilitou a participação. Ela chegou a sugerir que o modelo seja mantido mesmo após o período de pandemia. Marlene Dutra, da Associação dos Moradores do Majorca, também destacou a importância da reunião para aproximação da comunidade com a concessionária.

Preocupado em saber como a Águas de São Francisco do Sul está se preparando para a temporada de verão, Allan Fonseca, representante da comunidade do Forte, aprovou a oportunidade e conheceu um pouco mais sobre os investimentos da concessionária. Durante o encontro, a empresa apresentou diferentes melhorias realizadas na cidade e conheceu as principais demandas dos moradores.

Conforme Reginalva Mureb, presidente da Águas de São Francisco do Sul, o Afluentes é um momento importante de aproximação com as lideranças para tirar dúvidas e conhecer reivindicações. Alex Schwabe, responsável por desenvolver o Afluentes Digital, reforçou a importância da participação dos representantes das comunidades nos encontros. “Este é o momento de apresentar um pouco do trabalho realizado em São Francisco do Sul, além de promover orientações e ações de conscientização”, completou. O Afluentes Digital será realizado mensalmente.


Receba as notícias do Folha Babitonga no seu WhatsApp