As aulas presenciais estarão sendo liberadas em Santa Catarina, nas regiões com potencial alto para o Covid-19 (coronavírus). A Secretaria de Estado da Educação confirmou nesta quinta-feira (1º), o retorno das atividades escolares, prevista para o dia 13 de outubro. Para que a retomada seja colocada em prática nesta data, o Estado precisará estar no nível amarelo.
O governo do Estado leva em consideração alguns fatores para análise como: índice de isolamento social, ampliação de leitos, fluxo de atendimento e testagem. A Secretaria de Estado da Saúde considera que apenas quatro regiões estão próximas de alcançar o nível alto, como as cidades: Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Rio do Peixe, Foz do Rio Itajaí e Oeste. Conforme o mapa, as regiões que apresenta melhora no índice da pandemia, poderá passar para o nível amarelo. O mapa deve ser atualizado ainda nesta sexta-feira.
Segundo a Estado da Educação, a retomada das aulas presenciais em todos os níveis de ensino devem ser apresentados na nova portaria que será publicada pela Saúde. A coordenadora de Joinville Mara Jasper, responsável pela formação do comitê de volta às aulas de São Francisco do Sul, irá coordenar a partir de terça feira o grupo. Na próxima semana os comitês municipais e escolares estarão em formação. Essa formação é justamente para pensar todas as diretrizes logísticas, de saúde e pedagógicas para uma possível retomada.
“Não há data certa, há só uma previsão. Quem irá homologar os planos de cada escola é o comitê municipal e cada rede de ensino irá, a partir das orientações do estado e de cada município, pensar como retomar as aulas e se vão retomar”, conclui Thiago Prado de Lima, presidente do Conselho Municipal de educação de São João do Itaperiú e professor do Estado.