Sem eficácia comprovada, São Francisco do Sul começa a distribuição de medicamentos para tratamento da Covid-19

Facebook
X
Telegram
WhatsApp
LinkedIn
vox_civitas

Loading


A Prefeitura de São Francisco do Sul começou, nesta quarta-feira, dia 5) a ofertar medicamentos para os moradores positivados para Covid-19 (coronavírus), entre eles, Ivermectina, Azitromicina, Paracetamol e Prednisolona. Segundo a prefeitura, os medicamentos serão disponibilizados apenas para os pacientes positivos que apresentarem sintomas leves, pois em casos mais graves o tratamento é diferenciado. A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que não há vacina e nem medicamentos antiviral específico para prevenir ou tratar a Covid-19.

A medicação, conforme o executivo, tem como intuito impedir a replicação do vírus dentro do organismo na fase inicial. Após a consulta e a realização do exame nos Centros de Triagem do município, no Terminal Valter Gama Lobo e na ESF da Enseada, o morador poderá optar pelo tratamento e sair do local já com os medicamentos em mãos, após avaliação médica e adaptação para o melhor tratamento específico para cada paciente.

A prefeitura diz que as medicações foram discutidas e avaliadas pela equipe técnica responsável pelo Protocolo Adaptado de Tratamento Pré-Hospitalar Covid-19. A comissão é composta pelo vice-prefeito e médico Walmor Berretta Júnior e pelos médicos Lizabel Baniski, Carlos Eduardo Id e Luiz Henrique Palma. Segundo a nota emitida, foram realizadas diversas reuniões para discussão e avaliação dos medicamentos. “Além das medicações citadas acima, que serão entregues para o paciente conforme avaliação médica, ele poderá optar também pelo tratamento com a Cloroquina, pois sairá com uma receita em mãos para fazer o medicamento de forma manipulada”, diz a nota.


Receba as notícias do Folha Babitonga no seu WhatsApp


Veja também:

nossos parceiros