Hoje pela manhã os hospitais de Joinville anunciaram a ocupação total dos leitos de UTI destinados aos pacientes com Covid-19 e agora os pacientes devem ser destinados para outros municípios, como Jaraguá do Sul e Mafra. A prefeitura disse que a opção por Joinville era pela distância, mas que não havendo vagas, deverá encaminhar para outros locais. A organização e regulamentação dos leitos é de responsabilidade do Estado de Santa Catarina.
Hoje pela manhã tanto o Hospital São José, quanto o Hospital Regional comunicaram que tinham chegado ao limite máximo e não poderia mais atender pacientes de Covid-19. Em nota, o diretor Técnico do Hospital São José, Niso Eduardo Balsini, pediu ajuda para que o fluxo dos atendimentos aos casos sejam direcionados a outras unidades hospitalares. O Hospital Regional também confirmou que 17 leitos estavam ocupados, mas que possui outros 40 leitos de enfermaria destinados especificamente para o atendimento aos pacientes com Covid-19 e, destes, 16 estavam ocupados.
A prefeitura de São Francisco do Sul disse que é o Estado que faz a regulamentação dos leitos. Conforme a Secretaria de Saúde, o paciente era enviado para o Hospital São José, em Joinville, por ser a cidade mais próxima. “Ele continuará tendo o atendimento, mas pode ser em outras cidades também como, por exemplo, Jaraguá do Sul”, disse em nota.
Receba as notícias do Folha Babitonga no seu WhatsApp