São Francisco do Sul é palco de oficinas e rodas de conversa sobre ritmos afro-brasileiros no feriadão

Facebook
X
Telegram
WhatsApp
LinkedIn

Loading

Projeto Percussão Catarina é uma iniciativa do músico e educador musical Luciano Candemil e está circulando por diversas cidades do estado

O músico e educador musical Luciano Candemil está circulando o estado com oficinas práticas e debates sobre a diversidade de ritmos de origem africana presentes na cultura musical brasileira. As atividades integram o projeto Percussão Catarina: Oficina de Ritmos Afro-brasileiros e roda de conversa, que vai passar por São Francisco do Sul nos próximos dias 14 (quinta-feira) e 15 (sexta-feira). São 30 vagas disponíveis e a participação é totalmente gratuita, mas é necessário fazer inscrição através de formulário disponível em https://percussaocatarina.com/rouanet2024-inscricoes/

Na quinta-feira (14), às 18h, acontece a oficina de ritmos afro-brasileiros no Espaço Cultural Movimentos da Ilha. Na sexta-feira (15), as práticas serão na Casa de Caridade Pai Francisco, na Praia Grande, iniciando com a oficina, às 14h, e encerrando com a roda de conversa, às 18h. Este é um importante momento para a troca de ideias, debates e esclarecimento de dúvidas.

Nesta edição do projeto, Luciano Candemil vai trabalhar uma abordagem focada nos vários ritmos do universo da umbanda, principalmente aqueles tocados no litoral catarinense, como samba cabula, toque nagô, congo, ijexá, barravento. A intenção é compartilhar os conhecimentos musicais presentes nos terreiros e, assim, contribuir com a valorização de parte importante da cultura negra e das religiões de matriz africana. Além de Candemil, que lidera as práticas, também participam os professores auxiliares Mestre Marcelo Bolha e Marcelo Férnandez.

Luciano Candemil ressalta a relevância do projeto, que tem sido muito bem recebido nas cidades em que está passando. “Temos trabalhado bastante, trocando conhecimentos e ideias muito significativas para valorizar parte fundamental da nossa cultura musical. São Chico sempre nos recebe muito bem e vai ser muito importante estarmos juntos nesse propósito nesses dois dias”, afirma.

O projeto Percussão Catarina
A proposta de Candemil com o projeto é oferecer uma formação em percussão sobre os ritmos afro-brasileiros que atualmente são tocados no território catarinense. Ao longo de todo o semestre, o músico vai promover vivências artísticas em diversas regiões do estado, sempre de maneira gratuita.

O projeto é uma realização do Ministério da Cultura, do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Lei 8.313/91 (Lei Rouanet), com patrocínio da Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. e TEPORTI – Terminal Portuário de Itajaí LTDA., produzido pela Cand Music Produções Artísticas.

Serviço:
O Quê:
Percussão Catarina: Oficina de Ritmos Afro-brasileiros e roda de conversa;
Quando e onde:

  • Dia 14 de novembro (quinta-feira), às 18h: Oficina de Ritmos Afro-brasileiros. Espaço Cultural Movimentos da Ilha – Rua Simão Piaz, 996, Ubatuba.
  • Dia 15 de novembro (sexta-feira), às 14h: Oficina de Ritmos Afro-brasileiros / 18h: Roda de Conversa. Casa de Caridade Pai Francisco – Rua Pelotas, 33, Praia Grande.
    Quanto: a participação é inteiramente gratuita – 30 vagas disponíveis por oficina. Inscrições em: https://percussaocatarina.com/rouanet2024-inscricoes/.

Foto: Mariana Castro.

Veja também:

nossos parceiros