O Porto Itapoá conquistou um importante marco no mês de setembro de 2023, com seu maior volume de importações do ano. O resultado mensal foi de 12.891 contêineres, o segundo melhor da história, atrás apenas de março de 2021, quando foram movimentados 13.129 contêineres.
O resultado foi puxado, sobretudo, pelas cadeias de maquinário e seus componentes (correspondendo a 30% do total), metalurgia e siderurgia (24% do total), plástico e suas obras (23%) e produtos químicos (23%), segundo o presidente do Porto Itapoá, Cássio Schreiner. “O fim de ano, tradicionalmente, é uma época forte para a importação, sobretudo pelas festas de fim de ano e preparação da indústria ao ano que virá”, explica.
A principal origem dos produtos importados segue sendo a China, responsável por 83% das importações que vieram pelo Porto Itapoá em setembro. “Nós temos hoje o menor tempo de trânsito de importação da Ásia dentre os portos do cluster Sul do Brasil”, comenta Schreiner. “Esse é um diferencial importante para o importador, pois lhe dá mais segurança em suas operações e prazos de produção”.
O Chile ficou em segundo lugar, com 10% do total, e a Índia em terceiro, com 7%.
O mês de setembro também foi marcante para as operações crossdocking exportação – modalidade em que os exportadores enviam a carga solta nos caminhões para serem colocadas no contêiner dentro do Terminal. “Já é o melhor ano da nossa história, com 2.218 contêineres operados, superando a movimentação do ano todo de 2022, quando movimentamos 2.047 contêineres”, ressalta.
As cadeias mais significativas nesse tipo de operação foram de papel e celulose, responsável por 64% do total, e plástico e suas obras, com 36%. “O crossdocking é uma forma de facilitar a vida do cliente, que não precisa se preocupar em devolver o contêiner para o armador, evitando custos de transporte e eventuais multas por atraso, conhecidas como demurrage”, salienta o presidente do Porto Itapoá.
Os principais destinos foram a China, cerca de 60% do total, Singapura, cerca 24%, e Espanha, com 18% do total.
Melhor experiência do cliente do Brasil
O Porto Itapoá é o melhor porto do Brasil no quesito experiência do cliente. O Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC) premiou o Terminal no dia 14 de setembro, na cerimônia de entrega realizada em São Paulo. O IBRC avalia anualmente o desempenho de empresas de diversos setores em seu relacionamento com clientes.
Além do prêmio mencionado, o Porto Itapoá teve reconhecido, o melhor índice de satisfação de clientes do Brasil (SSI – Sales Satisfaction Index), e, pelo sexto ano consecutivo, o maior índice NPS (Net Promoter Score), que que avalia o quanto os clientes do Terminal estão dispostos a recomendar seus serviços para outros.
Recordes
O Porto Itapoá iniciou o segundo semestre de 2023 batendo seu recorde mensal de movimentação, com 99.396 TEUs (contêineres de 20 pés). O valor é cerca de 10% maior que os 89.880 TEUs movimentados pelo Terminal em julho de 2022. O mesmo recorde já foi batido duas vezes neste ano, em março e maio, marcando um semestre bastante positivo, com 18% de crescimento em relação ao mesmo período do ano passado.
Novo serviço para Europa
O Porto Itapoá passa a contar com mais um importante serviço para seus clientes. O LUX foi inaugurado pela ONE (Ocean Network Express) e Cosco Shipping em julho de 2023. Com escalas semanais, o serviço conecta a Europa e o Mediterrâneo à costa leste da América do Sul.
Sobre o Porto Itapoá
O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011, sendo considerado um dos terminais mais ágeis, eficientes e sustentáveis da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Situado no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores de diversos segmentos empresariais.