Porto de São Francisco mostra investimentos à Secretaria Nacional de Portos

Facebook
X
Telegram
WhatsApp
LinkedIn
vox_civitas

Loading

Na foto, Pablo Fonseca (E), Fabrizio e Cleverton Vieira – Divulgação / Secretaria dos Portos

Os futuros investimentos no Porto de São Francisco do Sul foram apresentados ao secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Fabrizio Pierdomenico. O encontro, que contou com a participação do presidente do Porto, Cleverton Vieira, e do diretor de Operações e Logística, Pablo Fonseca, foi em Brasília, na manhã desta quinta-feira, 30.

Cleverton destacou a prioridade em abrir o novo gate do Porto, com mais três balanças, ainda no primeiro semestre deste ano e assegurar melhorias na infraestrutura aquaviária e terrestre do complexo portuário. “Também mostramos os excelentes resultados do primeiro bimestre de 2023, com crescimento de 23% na movimentação de cargas, reforçando a diretriz do governador Jorginho de tornar o Porto cada vez mais eficiente”, disse Vieira, que apresentou o Plano de Ação do Porto de São Francisco e sugeriu projetos de parceria com a Secretaria Nacional.

Setor representa 30% do PIB
“O setor portuário e aquaviário têm dimensão robusta, movimentando mais de 30% do PIB do Brasil”, declarou Pierdomenico, quando assumiu o cargo, no início do mês. “Nossa missão é acelerar o ritmo de modernização e acentuar os investimentos nos portos de todo o país”, acrescentou.

Pierdomenico é formado em Ciências Econômicas pela Universidade Católica De Santos (UniSantos) e tem ampla experiência na área portuária. Com pós-graduação em finanças empresariais, investimento e mercado financeiro, já foi diretor comercial e de desenvolvimento da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).

No Governo Federal, Fabrizio atuou como secretário de Planejamento e Desenvolvimento Portuário da Secretaria de Portos da Presidência da República, onde fez o planejamento e geriu projetos estratégicos e políticas públicas como o Porto sem Papel, o Plano Nacional de Logística Portuária (PNLP) e projetos da Copa 2014 para os Portos.

Consultor em SC
O novo secretário também já foi consultor da Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC) e professor no curso de pós-graduação em gestão portuária da Fundação Getúlio Vargas (FGV). É autor de duas publicações: O novo terminal de uso privado na logística do agronegócio; e O Novo Terminal de Uso Privado (TUP).

Veja também:

nossos parceiros