A Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Francisco do Sul encerra o ano mais de dois mil atendimentos no setor de mamografia. Até a metade de dezembro eram 2.177 exames. “Os atendimentos são possíveis graças ao apoio de diversas empresas. A ArcelorMittal é uma destas empresas”, disse a presidente da entidade Iza Maria Gramigna.
A Rede Feminina tem equipamentos modernos para realização de exames de prevenção de câncer de colo de útero e mama. Ao todo 50 voluntários e oito funcionários, sendo três médicos, que realizam cerca de 250 exames papanicolau por mês. Este é o responsável pela prevenção de câncer de colo de útero.
O número não é diferente para os exames de mamografia, que detecta o câncer de mama na fase inicial, ao todo são aproximadamente 250 por mês. “Neste ano ficamos um período com o equipamento em manutenção preventiva e, por isso, os números dos exames foram menores”, explica a auxiliar administrativa, Marilene Ribeiro. Até a primeira quinzena de 2019 foi realizado 2.177 exames. No ano passado foram 2.505.